Presidência

Vereadores acompanham ato que marca início de obras do Cais Mauá

Cerimônia reuniu dezenas de autoridades no pórtico central do cais nesta terça-feira

  • Presidente Participa de Evento de proposta de revitalização do Caís Mauá. Na foto, o Presidente da Câmara, Cassio Trogildo (Gravata roxa listrada), e demais autoridades.
    Cerimônia foi realizada na manhã desta terça-feira no pórtico central do cais (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)
  • Presidente Participa de Evento de proposta de revitalização do Caís Mauá. Na foto, o Presidente da Câmara, Cassio Trogildo.
    Vereador Trogildo lembrou emprenho de prefeitos e governadores para realização desta obra (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)
Foi entregue na manhã desta terça-feira (5/12), pela prefeitura municipal de Porto Alegre, ao empreendedor Cais Mauá do Brasil S.A., a Licença de Instalação (LI) que permitirá o início das obras de revitalização do Cais Mauá, na zona central da capital. A cerimônia, com as presenças de diversas autoridades, entre as quais o prefeito Nelson Marchezan Júnior, e os vereadores Cássio Trogildo (PTB) – presidente da Câmara Municipal -, Valter Nagelstein (PMDB), Mendes Ribeiro (PMDB), João Carlos Nedel (PP), Ricardo Gomes (PP) e Airto Ferronato (PSB), teve por local o Pórtico Central do cais.
  
Com a emissão da LI, após décadas de tratativas e tentativas de diferentes governos, a renovação deste espaço deve começar a tornar-se concreta. A primeira fase da obra será a reforma dos armazéns do cais. A licitação para reformulação da área foi concretizada pelo governo do Estado em 2010. Falando em nome dos 36 vereadores, Cássio Trogildo lembrou da importância do trabalho continuado dos ex-prefeitos José Fogaça, José Fortunati, bem como do atual, além dos governadores Germano Rigotto, Yeda Crusius, Tarso Genro e José Ivo Sartori. "Em especial, destaco o trablho de Edemar Tutikian, que foi o grande articulador desta iniciativa", lembrou o vereador.

De acordo com o consórcio vencedor, além de gerar amplo espaço para negócios, também serão criadas mais dez novas praças de lazer para diferentes usos e mais de 11 mil metros quadrados de áreas verdes. A construção, manutenção e restauração do local compreendem os 3,2 quilômetros de extensão, localizados entre a Estação Rodoviária e a Usina do Gasômetro. A estimativa de investimento privado para todas as obras de revitalização giram em torno de R$ 500 milhões, sem utilização de recursos públicos. Os armazéns revitalizados serão destinados à gastronomia, com bares e restaurantes, lojas, estabelecimentos culturais e atividades comerciais.

O que é a Licença de Instalação - Autoriza a instalação do empreendimento (terraplanagem, construção civil) de acordo com as especificações constantes nos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes.

Texto: Felipe Chemale (reg. prof. 11.282)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)