Vereadores adiam análise de denúncias na saúde para próxima semana
A Comissão Especial da Secretaria Municipal da Saúde, criadapela Câmara Municipal para analisar denúncias de servidores e problemasestruturais da área em Porto Alegre, esteve reunida na tarde desta quinta-feira(19/11) para encaminhar os próximos procedimentos de trabalho. A reunião foi presidida,inicialmente, pelo vereador Elizandro Sabino (PTB), substituído depois pelovereador Antônio Matos (PT), por sugestão da vice-presidente do ConselhoMunicipal de Saúde (CMS), Mirta Rosa Zenker. Ficou decidido que parlamentares, representantesda SMS, do Sindicato dos Municipários (Simpa) e do CMS aguardarão a chegada do relatório elaborado pelo Tribunal de Contas doEstado (TCE), cuja cópia foi solicitada pela comissão especial, para que possamfazer uma análise mais aprofundada das denúncias e providências tomadas.
Por proposição do vereador Engenheiro Comassetto (PT), quepreside a comissão especial, mas está licenciado do cargo, a Câmara deverácontatar o TCE ainda nesta sexta-feira (20/11) para saber o dia no qual osdocumentos chegarão ao Legislativo. Após, pediu Comassetto, a assessoriatécnica deverá encaminhá-los às entidades envolvidas no debate para quepreviamente possam elaborar suas considerações.
Por sugestão do vereador Alberto Terres (PT), e com aconcordância da secretária em exercício da Saúde, Fátima Ali, também aassessoria técnica da comissão especial irá elaborar um questionário com ositens das denúncias apresentadas pelos servidores. O texto será encaminhado àSMS a fim de que, igualmente, sejam formuladas respostas para que, no novoencontro marcado para a próxima quinta-feira (26/11), às 17 horas, seja possívelavançar no debate e na construção do relatório que está a cargo da vereadoraJussara Cony (PCdoB) e tem prazo para ser concluído no mês de dezembro.
Participaramainda do encontro o representante do Simpa, Raul Giacobone,assessores da SMS e de outros gabinetes parlamentares.
Texto: Milton Gerson (reg.prof. 6539)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)