Plenário

Vereadores celebram meio século da Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio

  • homenagem ao transcurso dos 50 anos da Paroquia Nossa Senhora do Caravaggio.Proponente vereador Wambert e o horador Sr. Presidente da Paroquia o Diacomo Walter Branchiers.
    Diácono Branchiers destacou trabalho social da paróquia (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Vereador Professor Wambert na tribuna
    Professor Wambert (PROS) recordou a origem da fé em Caravaggio (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre, na sessão ordinária desta segunda-feira (14/5), por requerimento do vereador Professor Wambert (PROS), homenageou o jubileu de 50 anos da Paróquia Nossa Senhora do Caravaggio. Representando a paróquia, estava presente o diácono Julio Branchiers Júnior.

O diácono lembrou que a paróquia contribuiu com a construção e o desenvolvimento dos bairros próximos, principalmente com o trabalho social que é realizado na Vila Nazaré, que está sendo removida do local para possibilitar a ampliação do Aeroporto Internacional Salgado Filho. “Pedimos carinho para que este povo possa ser deslocado para um ambiente mais digno. Nossa contribuição de um simples café da manhã já ajuda as crianças que vão para a escola estudar. A Nossa Senhora de Caravaggio jamais deixa seus filhos passarem necessidade”, disse. Ele também aproveitou a oportunidade para convidar toda a comunidade a participar das festividades da paróquia, que começarão na sexta-feira (18/5) e culminarão com uma procissão no dia 26 e uma confraternização no dia 27.

Professor Wambert disse que esta não é uma homenagem religiosa, mas sim a todo um povo que ajudou a construir o Rio Grande do Sul. Destacou as dificuldades dos imigrantes italianos que, sem estrutura, foram colonizar a serra gaúcha, movidos pela fé em Nossa Senhora do Caravaggio. Fé essa que vem do século XV, da cidade italiana de Caravaggio. Segundo a tradição, a santa teria aparecido para uma camponesa que sofria maus-tratos do marido, fazendo jorrar do chão defronte dela uma fonte de águas vivas, que existe até hoje e foi visitada pelo vereador, que disse ter bebido da água.

Texto: Alex Marchand (estagiário de jornalismo)
           Matheus Lourenço (estagiário de jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)