Comissões

Vereadores conhecem projeto de cinema sobre direitos humanos

Giancarla quer reflexão sobre direitos humanos nas escolas Foto: Lívia Stumpf
Giancarla quer reflexão sobre direitos humanos nas escolas Foto: Lívia Stumpf

A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara de Vereadores será parceria da Liga dos Direitos Humanos no projeto “Minutos de Silêncio”, que propõe uma mostra de cinema com a exibição de ciclos de filmes de minimetragem, curtametragem e documentários. A entidade, pertencente à Faculdade de Educação da Ufrgs (Faced) apresentou nesta terça-feira (11/8) aos vereadores da comissão a proposta que pretende desenvolver junto à sociedade, em especial nas escolas e instituições acadêmicas. Os vídeos abordam temas como a ditadura militar, violência juvenil, desemprego e moradia, gêneros e relacionamentos.

De acordo com a coordenadora da Liga, Giancarla Brunetto, os militantes buscam uma parceria para arrecadar aproximadamente R$ 30 mil. Com este valor, além de finalizar nove projetos já filmados, estes poderão ser reunidos em DVD e distribuídas mil cópias do material gratuitamente. “É um projeto pioneiro. Cada vez mais é importante chegar às escolas para discutir questões que nos afligem”, diz Giancarla. Ela também ressalta que é necessária a união de forças para enfrentar questões de Direitos Humanos. “Para isso, a linguagem do cinema tem se mostrado forte, não só como cultura mas também como ferramenta pedagógica”, esclarece a também produtora cultural.

Parcerias

O vereador Adeli Sell (PT), que presidiu os trabalhos da comissão, destacou que a Cedecondh realizará uma reunião em que será convidado o titular da Secretaria Municipal da Cultura (SMC), Sergius Gonzaga e o coordenador de Cinema, Vídeo e Fotografia da pasta, Bernardo de Souza. O intuito é procurar alternativas para cobrir os custos do projeto. Adeli também informou que a comissão irá procurar por representantes da Caixa Econômica Federal no estado como alternativa de apoio financeiro.

A Cedecondh também irá propor que a sessão ordinária do dia 10 de dezembro – Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos – trate de questões referentes ao tema. “Vamos propor um profundo debate, e também um seminário específico, que poderá tratar sobre a segurança urbana”, disse Adeli. Presente à reunião, o coordenador do Memorial da Câmara, Jorge Barcelos, trabalhará em conjunto com a Liga dos Direitos Humanos para formatar a parceria e os eventos que serão disponibilizados à comunidade no Legislativo. Ele destacou que um ciclo de filmes neste segmento “ressalta o papel pedagógico de subsidiar à educação”.

Também participaram do encontro os vereadores da comissão Luciano Marcantônio (PDT), Ervino Besson (PDT), Toni Proença (PPS) e Marcello Chiodo (PTB). Representando a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude compareceu Fernanda Melchionna (PSOL).  Pela Liga dos Direitos Humanos também compareceu a secretária executiva da entidade, Valéria de Carvalho. E representando a Cátedra de Direitos Humanos do Ipa esteve Virgínia Feix.

Após a reunião, foram apresentados três trabalhos já finalizados: Lava Pés; O cabide Azul e Comece Por Você.

Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)