Plenário

Vereadores criam dois blocos independentes

Câmara passa a ter três blocos parlamentares. No dia 1º de janeiro havia sido criado o Bloco de Oposição.

  • Formação de bloco independente na Caaa.
    PSD, DEM, Rede, PRB e PSB formam um dos bloco independentes (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Formação do novo bloco indepentende da Casa "Todos pot Porto Alegre"
    PMDB, PDT, PROS e PR integram o bloco "Todos por Porto Alegre" (Foto: Carolina Andriola/CMPA)

A formação de dois blocos parlamentares independentes foi anunciada durante a sessão ordinária desta segunda-feira (6/2), na Câmara Municipal de Porto Alegre. O primeiro, comunicado pelo vereador Dr. Thiago Duarte (DEM), é formado pelo DEM, PSB, PRB e PSD. Além de Thiago, integram o bloco os vereadores Airto Ferronato (PSB) e Paulinho Motorista, do PSB; Mauro Pinheiro (Rede); Alvoni Medina e José Freitas, do PRB; Reginaldo Pujol (DEM); e Tarciso Flecha Negra (PSD).

O segundo bloco foi anunciado pelo líder do PMDB, vereador Idenir Cecchim. Denominado “Todos Por Porto Alegre”, contará com nove parlamentares do PMDB, PDT, PR e PROS. Integram o bloco, além de Cecchim, os vereadores Mendes Ribeiro, Comandante Nádia, Valter Nagelstein e André Carús, do PMDB; Márcio Bins Ely e Mauro Zacher, do PDT; Rodrigo Maroni (PR); e Professor Wambert (PROS). 

No dia 1º de janeiro, durante a sessão de instalação da atual legislatura, havia sido formalizada a criação do Bloco Parlamentar de Oposição, formado pelos seguintes vereadores: Adeli Sell, Aldacir Oliboni, Marcelo Sgarbossa e Sofia Cavedon, do PT; e Fernanda Melchionna, Professor Alex Fraga e Roberto Robaina, do PSOL.

PP, SD, PTB, PSDB e Novo não integram nenhum dos três blocos e formam a base parlamentar do Executivo municipal na Câmara.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
             Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)