Comissões

Vereadores da Cosmam vistoriaram obras do Pisa

Encanamento abaixo do Guaíba terá 19 quilômetros Foto: Jonathan Heckler
Encanamento abaixo do Guaíba terá 19 quilômetros Foto: Jonathan Heckler

Em reunião externa, nesta terça-feira (26/4), os vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre percorreram as regiões da cidade conhecidas como Ponta da Cadeia, junto à Usina do Gasômetro, o terreno do extinto Estaleiro Só, próximo ao Museu Iberê Camargo e o hipódromo do Cristal na orla do Guaíba. Eles receberam informações sobre o andamento das obras integradas de implantação das tubulações e das estações de bombeamento e tratamento do esgoto doméstico, denominado Programa Integrado Socioambiental (Pisa) de Porto Alegre.

Na estação de captação de esgoto terrestre da Ponta da Cadeia, na Avenida Loureiro da Silva, o diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), Flávio Presser, disse que o sistema de tratamento de esgoto cloacal de Porto Alegre, com estação de tratamento e efluentes em construção entre a Serraria e a Ponta Grossa, com vazão projetada de quatro mil litros por segundo, será a maior da América Latina, ficando no mesmo padrão de capacidade de saneamento das maiores estações dos EUA e da Europa.

As tubulações terrestres com um total de 7,5 mil metros de extensão já tiveram 5,5 mil metros enterrados. A estação de encontro do sistema terrestre com o subaquático, defronte ao hipódromo também encontra-se em estágio avançado de construção. São três torres de estabilização das tubulações. O encanamento que ficará abaixo do leito do Guaíba, com 19 quilômetros de comprimento, desde o Cristal até a Ponta Grossa, parte da obra que está em em fase inicial.

A finalização de todo o sistema do Pisa aponta para o começo de 2013. A partir daí, Porto Alegre terá 80% de seu esgoto doméstico tratado. Flávio Presser destacou que o Dmae terá de investir R$ 100 milhões em saneamento por ano nos próximos 30 anos para atender a demanda da cidade. Participaram da reunião o presidente da Cosmam, vereador Thiago Duarte (PDT), Beto Moesch (PP), Mário Manfro (PSDB) e Dr. Raul Torelly (PMDB).

Fernando Cibelli de Castro (reg. prof. 6881)