Comissões

Vereadores deverão vistoriar Casa de Passagem Frederico Mentz

Moradores reivindicam Centro Comunitário listado no OP Foto: Vicente Carcuchinski
Moradores reivindicam Centro Comunitário listado no OP Foto: Vicente Carcuchinski

Vereadores das comissões de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), Saúde e Meio Ambiente (Cosmam), e Urbanismo, Transportes e Habitação (Cuthab) deverão, nos próximos dias, verificar as condições em que se encontram cerca de 150 famílias, que residem na Casa de Passagem Frederico Mentz, localizada no bairro Farrapos. O espaço abriga inscritos em programas habitacionais da prefeitura e algumas famílias que foram atingidas no incêndio da Vila Liberdade.

A decisão, fez parte dos encaminhamentos de audiência pública realizada pela Cedecondh na noite desta terça-feira (6/8) na sede da Associação de Defesa da Comunidade da Vila Farrapos (Asdecom). Ainda ficou decidido que uma nova audiência pública, desta vez com a presença de representantes do governo do Estado e da União, será realizada na comunidade.

Outra ação definida foi a de buscar uma audiência entre vereadores e o secretário de Governança Local Cezar Busatto. Este encontro deverá esclarecer questionamentos de moradores sobre a construção de um Centro Comunitário para a região, encaminhado junto ao Orçamento Participativo (OP). A comunidade está sendo informada sobre a construção de um centro cultural, e não comunitário, por meio de contrapartida da construtora OAS, responsável pela edificação da Arena do Grêmio. Os moradores, contudo, reivindicam ser mantida a prioridade estabelecida no OP, e argumentam que há mais de 20 anos desejam ter um Centro Comunitário para atender, especialmente aos jovens e idosos da região.

De acordo com a presidente da Cedecondh, vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), também ficou firmado o compromisso de que a partir de agora a Cosmam e Cuthab sejam integradas diretamente nas ações voltadas a atender as demandas levantadas pelos moradores do bairro Farrapos e região. Um levantamento do andamento das contrapartidas da OAS, para verificar denúncias de irregularidades, como a de que o Município teria bancado obras viárias que deveriam ter sido executadas pela construtora, será outra medida a ser adotada pelos vereadores, conforme Fernanda.

Além da presidente da Cedecondh, participaram da audiência pública os vereadores Mário Fraga (PDT), Jussara Cony (PCdoB) e o líder do governo Airto Ferronato (PSB). Representando a prefeitura, estiveram no encontro Tarsila Crusius, Assessora de Conflitos Fundiários do Demhab, e Sandra Noeli Ferreira, Gestora de Democracia Participativa Local do CAR Humaitá-Navegantes.

Pela comunidade falaram sobre os problemas vividos pelos moradores do bairro Farrapos, o presidente do Centro Comunitário, Roni da Silva, os líderes comunitários Pedro Gomes, Amélio Castanho de Araújo (delegado do OP), Hélio Bueno da Silveira (Grêmio Esportivo Ferrinho), Dora Lídia Bischoff, Paulo Renato Esteves da Rosa, Dileina Silva, Ana Reni, Ivone Beatriz Rodrigues (Asdecom), Edison de Oliveira, Jorge da Veiga e Lorimar Fiúza.

Texto: Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)