Vereadores discutem problemas da cidade
Na primeira reunião de 2011 da Comissão Representativa da Câmara Municipal de Porto Alegre, realizada hoje (5/1), os vereadores trataram dos seguintes assuntos durante as Comunicações:
PROBLEMAS - Adeli Sell (PT) voltou a reclamar dos problemas da cidade, que ele considera falta de gestão. Calçadas quebradas, lixo nas ruas, matagal em praças e paradas de ônibus destruídas foram os problemas citados pelo vereador. Disse também que está fazendo uma revisão do Código de Limpeza Urbana. "O atual é atrasado, com multas pífias. Temos de radicalizar." (MAM)
CARGOS - João Dib (PP) disse que os problemas na administrações se devem à briga por cargos entre os partidos. Observou que os governos começam pela disputa por cargos, quando deveriam disputar os serviços a prestar à população. "Há secretarias e ministérios demais. Não se entendem, não se sabe quem manda. Os EUA têm oito ministérios. O Brasil tem 37. Somos mais ricos que eles?" (MAM)
PT - Mauro Pinheiro (PT) comemorou o momento vivivo pelo Partido dos Trabalhadores. Lembrou que no dia de hoje, pela primeira vez na história, o PT está no comando da Prefeitura, do Estado e da União. "Isso mostra a trajetória crescente do partido e o reconhecimento da sociedade ao trabalho da sigla." Agradeceu também aos colegas de bancada por ter sido escolhido o líder do PT na Câmara para o ano de 2011. (MAM)
COR-DE-ROSA - Reginaldo Pujol (DEM) disse que não consegue enxergar este mundo cor-de-rosa no Brasil que os governistas insistem em apresentar. "A vereadora Sofia, hoje prefeita, vai ver a cidade de cima. Mas é preciso olhar o país inteiro de cima pra ver que não é esta maravilha que acham que está." Quanto ao sucesso do PT, lembrou que o partido dirigiu a cidade por 16 anos e a deixou com um rombo que levará 28 anos para ser coberto. (MAM)
CONTRIBUIÇÃO - Airto Ferronato (PSB) disse ter recebido inúmeros emails de funcionários públicos inconformados com o pagamento pela Prefeitura da contribuição anual da OAB para os procuradores da Procuradoria-Geral do Município (PMG). Para Ferronato, ou se paga para todas as categorias ou não se paga para nenhuma. (RT)
SACOLEIROS Toni Proença (PPS) informou que o Governo Federal regularizará a informalidade dos sacoleiros através da lei do Micro Importador Individual. De acordo com o vereador é uma lei ousada de vanguarda e atual. Essa é uma forma de dar dignidade as quase 600 mil pessoas que vivem na clandestinidade, afirmou. (RT)
OAB Mário Manfro (PSDB) disse ser contra o pagamento feito pela prefeitura da contribuição anual da OAB aos procuradores da PGM. "Todo funcionário público deve pagar do seu próprio salário sua contribuição". Com relação a lei que regulariza os sacoleiros, o vereador disse que deve ser aprovada. Lembrou também que se o jogo do bicho, feito todos os dias em vários locais, fosse regularizado acabaria com a corrupção. (RT)
BRASIL Maria Celeste (PT) afirmou que o Brasil está vivendo uma época especial. "Hoje estamos com mulheres no poder. Na presidência da República Dilma Ruseff e na prefeitura Sofia Cavedon". A vereadora lembrou que a presidenta iniciou sua trajetória como gestora aqui na Câmara Municipal de Porto Alegre. Uma mulher que se manifesta publicamente com simplicidade. (RT)
CALÇADAS - Nelcir Tessaro (PTB) apoiou a criação de uma comissão na Câmara para a realização de estudo visando à mudança da lei sobre calçadas e lixo. Conforme o vereador, as multas são ínfimas para os infratores, o que acarreta o protelamento da conservação dos passeios e terrenos baldios. Na sua opinião, talvez uma das formas de obrigar o cuidado com as calçadas e os terrenos vazios seja o Executivo fazer os consertos, sobretaxando o IPTU ou fazendo uma cobrança simples dos proprietários.(CB)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Leia também:
Lideranças