Plenário

Vereadores discutem projeto das carroças

Melo defendeu projeto das carroças no Plenário da Câmara Municipal  Foto: Elson Sempé Pedroso
Melo defendeu projeto das carroças no Plenário da Câmara Municipal Foto: Elson Sempé Pedroso

Com as galerias do Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal divididas em dois blocos, um pró e outro contrário, os vereadores estão se revezando na tribuna, na sessão ordinária desta segunda-feira (16/6), na discussão da proposta que institui o Programa de Redução Gradativa do Número de Veículos de Tração Animal.

A proposta, de autoria do vereador Sebastião Melo (PMDB) prevê, entre outras questões, a retirada de circulação de ruas da Capital das carroças num prazo de oito anos. Os dois substitutivos apresentados ao projeto continuam recebendo emendas dos vereadores.

Substitutivos

A proposta original de Sebastião Melo recebeu três substitutivos durante sua tramitação. Na sessão de quinta-feira (12/6) foi retirado o Substitutivo 1 permanecendo em discussão o projeto original e os substitutivos 2 e 3.

O Substitutivo 2 é de autoria conjunta dos vereadores Luiz Braz (PSDB), Sofia Cavedon (PT) e João Dib (PP). O de número 3 é de Sebastião Melo. Na sessão de quinta-feira não houve quorum para votação do projeto.

Emendas

Entre as emendas apresentadas uma sugere a retirada das carroças num prazo de seis anos. No texto original o prazo é de oito anos. Para que a matéria seja votada é necessário que haja o quorum mínimo solicitado pelo regimento da Câmara Municipal, 19 vereadores.

Os blocos que acompanham as discussões são formados por represantantes do carroceiros e catadores, contrários à proposta; e por pessoas ligadas à ONGs que trabalham na defesa dos animais.

Assessoria de Imprensa CMPA