Plenário

Vereadores discutem projetos em tramitação na Casa

Os vereadores de Porto Alegre abordaram os seguintes temas nos tempos de Lideranças da sessão desta quarta-feira (29/9):

ABONO - Dr. Raul (PMDB) destacou a importância de a Câmara votar projeto que concede um abono salarial aos médicos municipários e municipalizados. Segundo o vereador, a proposta vem sendo construída há um ano e sua aprovação seria uma forma de o Município reconhecer a categoria. Conforme Dr. Raul, os baixos salários recebidos pelos médicos têm provocado dificuldades para a contratação de profissionais capacitados. "Com isso, quem sofre são as pessoas que dependem da rede de saúde pública, como o Programa de Saúde da Família", alertou. (CB)

ABONO II - Dr. Thiago Duarte (PDT) afirmou não entender por que o projeto que concede um abono aos médicos ainda não foi votado. Lembrou que o projeto, que tramita há dois meses na Câmara, estipula em R$ 500,00 o abono, não sendo, portanto, "uma proposta arrogante". Conforme Dr. Thiago, o abono permitiria manter os médicos trabalhando, já que muitos estão se demitindo para buscar novas oportunidades de trabalho. Ele informou que os concursos públicos para médicos do Município não estão sendo efetivados por carência de candidatos, e, nesta semana, pelo menos três médicos pediram demissão. "As pessoas não vão ter mais médicos para atendê-las", previu. (CB)

RESÍDUOS - Beto Moesch (PP) comemorou a aprovação e a sanção da lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, depois de 20 anos de tramitação. O vereador frisou a importância da nova legislação para a qualidade de vida da população e a prevenção de doenças. Conforme Moesch, os maiores problemas de saúde são provocados pela falta de saneamento e pela destinação incorreta dos resíduos sólidos. "Mas, a partir de agora, todos os municípios serão obrigados a ter coleta seletiva", declarou. Moesch ainda informou que os produtos tecnológicos, como pilhas, baterias, celulares e computadores, só poderão ser colocados no mercado se as lojas e fábricas derem garantia de que os receberão de volta para os destinarem à reciclagem. (CB)

PARQUE - Paulinho Rubem Berta (PPS) elogiou a reforma feita pela Smam no Parque Chico Mendes, que, segundo relatou, esteve "jogado e abandonado por muito tempo". O vereador, porém, fez um apelo ao secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Garcia, para que restaure e reforme também o Campo do Bairro Rubem Berta. De acordo com Paulinho, o espaço não tem sequer grama e telas nas áreas de esporte. O vereador contou que pelo menos 40 mil pessoas moram no entorno, mas não contam sequer com uma área de lazer. (CB)

SAÚDE – De acordo com  DJ. Cassiá (PTB), o projeto do abono para os médicos deveria incluir outras categorias da área da saúde. Outro tema tratado por ele foi sobre o projeto que está na Câmara sobre a Semana da Bom Jesus. DJ Cassiá afirmou que a comunidade de Bom Jesus não tem bandeira política: "eles querem uma boa qualidade de vida". O vereador disse ainda acreditar que logo após o pleito eleitoral o projeto seja votado.(RT)

PROJETO – Adeli Sell (PT) afirmou também estar engajado pela aprovação da proposta de criação da Semana da Bom Jesus. "É uma comunidade que necessita de muitas melhrias". Adeli lembrou que já existe um projeto para as edificações previstas na região, mas ainda precisa de muitas coisas como água, luz, saúde e infraestrurura. (RT)

CARREIRA – Fernanda Melchionna (PSOL) acha importantíssimo que seja elaborado um plano de carreira de cargos e salários para todos os funcionários da saúde do município. “A população precisa de médicos nos postos de saúde para atendimento”, argumentou. A vereadora afirmou que é preciso estar unido para um êxito na proposta. “Sempre que estivermos divididos todos perdem e a prefeitura ganha”, disse (RT)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)