Cuthab

Vereadores informam moradores sobre obras no Parque Minuano

Comunidade obteve dados sobre obras previstas para o bairro Foto: Kaiser Konrad
Comunidade obteve dados sobre obras previstas para o bairro Foto: Kaiser Konrad

Os vereadores da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre compareceram na manhã desta terça-feira (3/4) na Praça Major Augusto Coker, Parque Minuano, zona Norte da Capital. Na oportunidade, informaram aos moradores que a Câmara aprovou ontem projeto do Executivo que destina uma verba de R$ 39 milhões, oriunda do Ministério das Cidades, para obras na Capital. Segundo os vereadores, uma parte do dinheiro deverá ficar no Parque Minuano, para melhorias no Arroio Passo da Mangueira e para construção de bacias de contenção no local.

Os moradores do Minuano têm comparecido ao Legislativo Municipal e reivindicado a dragagem do arroio, que, segundo eles, não tem dado vazão a água das chuvas nos últimos meses. Conforme os moradores, ainda está sendo construído um loteamento nas proximidades do bairro. “Com certeza, esta obra vai barrar a água que deveria escoar para o valão”,  disse a representante da comunidade, Lúcia Rocha. Alegaram também que existe a promessa, feita pelo DEP desde 2002, da construção de uma bacia de contenção no local. “Até agora nada foi feito”, informou Lúcia.

O representante do DEP, Francisco Pinto, disse que está prevista para o mês de abril uma dragagem no arroio. Pinto confirmou a informação da liberação da verba. “É preciso um pouco de paciência, pois a verba já está liberada e o DEP dará início às obras em breve.”

O engenheiro responsável pelo loteamento, Hélio Marondin, informou que todo o projeto tem o aval da prefeitura. “Todos os cálculos da obra foram feitos prevendo a maior inundação ocorrida há 10 anos”, ressaltou, informando que, ao contrário do que os moradores alegam, a construtora tem proporcionado melhorias no local. “Inclusive vamos fazer algumas bocas-de-lobo que não estão previstas no projeto”. No empreendimento, serão construídos 16 lotes com 2.500 m² cada, conforme informou Marondin. “Não seria irresponsável de fazer alguma coisa ilegal num empreendimento deste porte”.

O presidente da Cuthab, vereador Elói Guimarães (PTB), juntamente com Sebastião Melo (PMDB), Ismael Heinen (PFL), Maria Luiza (PTB) e Ervino Besson (PDT), confirmaram a informação da liberação da verba e também pediram paciência aos moradores. “Agora é uma questão de tempo”, disse Elói.

Regina Andrade (reg. prof. 8423)