Vereadores querem audiência com Fogaça para discutir atraso no Piec
Futuros moradores do conjunto habitacional do Projeto Integrado Entrada da Cidade (Piec), vereadores e representantes da Prefeitura de Porto Alegre se reuniram nesta terça-feira (12/9) na Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos (Cedecondh) da Câmara Municipal. No encontro, os vereadores decidiram pedir uma audiência com o prefeito José Fogaça para reclamar do atraso nas obras e da falta de informações e de diálogo por parte do governo. A Cedecondh solicitou uma série de informações ao governo em novembro de 2005 e não obteve respostas aos questionamentos. Por sugestão da vereadora Maria Celeste (PT), a comissão também encaminhará a questão ao Ministério Público. O vereador Raul Carrion (PCdoB) afirmou que a Prefeitura tem obrigação de repassar as informações, estando sujeita a processo por improbidade administrativa.
O gerente regional da Caixa Econômica Federal, Danilo Pickrost, afirmou que os repasses de verbas ao município estão rigorosamente dentro dos prazos e que já foram destinados R$ 3,8 milhões ao projeto, que terá 3.700 habitações. O representante do Demhab, Roberto Brum, respondeu aos questionamentos realizados sobre a transferência de 57 famílias, o que, segundo as lideranças da região, não estava previsto e seria um favorecimento político relacionado ao período eleitoral. Brum respondeu que a transferência destas famílias ainda está em discussão e será realizada apenas em função da necessidade de abertura de uma via.
A Cedecondh vai encaminhar novamente pedido de informações ao governo solicitando dados sobre o projeto e as alterações em relação ao original, cronograma das obras e pagamentos às empresas, previsão de transferência definitiva para os moradores de cada vila beneficiada pelo Piec, situação da casa de bombas nº 5 e projetos de drenagem.
Também participaram da reunião os vereadores Ervino Besson (PDT) e o presidente da Cedecondh, Carlos Todeschini.
Alexandre Costa (reg. 7587)