Vereadores recebem visita de Dom Mauro Morelli
"O alimento é um direito universal". A afirmação foi feita pelo bispo católico dom Mauro Morelli durante visita cortesia à Câmara Municipal de Porto Alegre, na manhã desta quarta-feira (7/8). Considerado uma das principais expressões nacionais no combate à fome e à miséria, e presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Minas Gerais (Consea-MG), dom Mauro foi recepcionado no Salão Nobre da Presidência pela presidenta do Legislativo Municipal, vereadora Maria Celeste (PT), e vereadores Clênia Maranhão (PPS), Adeli Sell (PT), Carlos Comassetto(PT), Ervino Besson (PDT), Alceu Brasinha (PTB) e João Carlos Nedel (PP).
Na
ocasião, Brizaela Rocha, presidenta da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), falou sobre o projeto de lei do Executivo que implementa um sistema de segurança alimentar na Capital. A proposta que, segundo Brizaela, segue o modelo do programa do governo Federal, já está em processo de discussão na Câmara Municipal e também junto a sociedade civil organizada.Maria Celeste lembrou ser tradição em Porto Alegre ouvir a população num processo de democracia participativa. É fundamental o envolvimento das comunidade na discussão de projetos que atendam os interesses da sociedade, afirmou. A vereadora disse considerar essa proposta fundamental para o desenvolvimento social: "Será importante agilizarmos sua votação".
Dom Mauro, ao avaliar o projeto, destacou três pontos básicos que poderão contribuir para melhorar o país: o respeito ao meio ambiente; a atenção prioritária ao materno-infantil, principalmente de crianças entre zero e 4 anos; e a erradicação do analfabetismo. O religioso citou ainda a frase O analfabeto é quase sempre explorado economicamente e politicamente, do Papa João II, descrita na Carta Quaresma.
Por fim, Dom Mauro solicitou ao Legislativo uma Moção de Apoio para sua proposta sobre a aliança municipalista, que será lançada em outubro.
Alessandra Obem (reg. prof. 6784)