Comissões

Vereadores reclamam de ausência do secretário de Saúde

Menezes, do MP, acompanhou reunião da Cosmam sobre denúncias ligadas ao Sollus Foto: Bruno Todeschini
Menezes, do MP, acompanhou reunião da Cosmam sobre denúncias ligadas ao Sollus Foto: Bruno Todeschini

Os vereadores da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal de Porto Alegre, reunidos nesta quinta-feira (4/2) para tratar das suspeitas de corrupção envolvendo o Instituto Sollus, criticaram a ausência do secretário de saúde Eliseu Santos para tratar do assunto. Nenhum representante da secretaria compareceu para dar explicações sobre o tema da reunião. "É realmente uma desconsideração e uma falta de respeito com a Câmara, com a população e com a própria constituição que prevê a obrigatoriedade da participação dos membros do executivo nas comissões temáticas do Legislativo", afirmou o vereador Beto Moesch (PP).

"Já é prática recorrente do secretário de não se fazer presente nas audiências da Cosmam", complementou o vereador Carlos Todeschini (PT) após acompanharem os relatos da coordenadora do Conselho Municipal de Saúde (CMS) sobre as irregularidades contidas no convênio do Sollus com a prefeitura e na prestação de contas do Instituto durante o período que prestou serviços ao Município. "As denúncias são muito graves e devem ser apuradas com muito zelo. A presença da secretaria seria fundamental para estabelecer o contraditório aqui na reunião", argumentou o vereador Dr. Raul (PMDB).

O presidente da Comissão, vereador Aldacir Oliboni (PT), registrou que a Comissão convocará o secretário novamente para outra reunião. "Querendo ou não querendo, vamos continuar investigando e apurando as denúncias. É nosso dever enquanto legislador e fiscalizador da cidade", frisou. Presente também na reunião, o procurador do Ministério Público Estadual, Luís Ribeiro de Menezes, reiterou que todas as denúncias apresentadas pelo CMS foram encaminhadas e estão sob análise das procuradorias. 

Ainda acompanharam a reunião, os vereadores Dr. Thiago Duarte (PDT), Engenheiro Comassetto (PT), Maria Celeste (PT), Mário Manfro (PSDB), Pedro Ruas (Psol) e entidades como o Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e o Sindicato dos Enfermeiros de Porto Alegre.

Ester Scotti (reg. prof. 13387)