Plenário

Vereadores repercutem na tribuna resultado das eleições

Os resultados das eleições municipais realizadas no domingo (5/10), principalmente na composição da Câmara Municipal, novamente foram assunto na sessão ordinária nesta quarta-feira (8/10). Manifestaram-se, no período de Lideranças, os seguintes vereadores:

SLOGAN - Margarete Moraes (PT) parabenizou os vereadores que conseguiram a reeleição e se solidarizou com os que não obtiveram êxito no pleito. A vereadora criticou candidatos que fizeram promessas que estão além de suas competências. "Usaram slogans como "realizando o sonho da casa própria", como se um vereador pudesse concretizar tal sonho." Observou ainda que muitos não conseguiram a vaga apenas por força da legislação eleitoral, "que carece de aperfeiçoamento". (MAM)

OBRAS - Adeli Sell (PT) disse que o PT vai para as ruas durante a campanha do segundo turno para inspecionar obras que tenham caráter eleitoreiro. Segundo ele, na eleição para vereador houve muitas irregularidades, entre as quais o uso da máquina pública em troca de votos. "Na Colina Verde uma rua só foi asfaltada depois que os moradores concordaram em pintar os muros com propaganda de um ex-secretário candidato à Câmara." (MAM)

PARABÉNS - José Ismael Heinen (DEM) parabenizou os colegas reeleitos, que, para ele, souberam se adaptar à campanha eleitoral e mereceram o voto conquistado. Afirmou ter certeza que os que continuarão na Câmara seguirão defendendo os postulados da democracia. Heinen agradeceu a seus eleitores, em especial aos militares, seus colegas de farda. "Saio com a consciência tranqüila do dever cumprido, ainda que insatisfeito com os resultados obtidos." (MAM)

SOCIALISMO - Maristela Maffei (PCdoB) disse que continuará nos quadros do PCdoB e que se sente muito honrada dos três mandatos que cumpriu na Câmara. Afirmou que manterá firme o objetivo de buscar a retidão representada pelo socialismo e elogiou a grandeza e a dignidade da candidata de seu partido, Manuela D´Ávila, terceira colocada na disputa pela Prefeitura. Maristela homenageou também a filha, Luíza, "pelas lágrimas que derramou" em solidariedade a sua mãe. (MAM)

AGRADECIMENTO - Maria Luiza (PTB) anunciou que, mesmo não reeleita, continuará a se dedicar à política e a seu trabalho de assistente social. Informou que, entre suas  prioridades, até o fim deste mandato, estão a criação de uma praça na Restinga e a regulamentação do projeto que institui um sistema de vans como forma de alavancar o turismo na cidade. Luiza convidou todos a participarem da 1ª Cavalgada pelo Turismo, no dia 9 de novembro, com largada do Parque da Harmonia. No evento, serão arrecadados brinquedos para o Natal de crianças carentes. (CB)

CONSELHO - João Dib (PP), reeleito para seu 10º mandato, aconselhou os novos vereadores a se preocuparem mais em fiscalizar a aplicação das leis existentes do que em criar novas leis. Entre as leis sem execução, citou a que determina a colocação de placas com os nomes dos logradouros em todas as vias e espaços públicos. Dib também disse ter se sentido honrado com a informação de que é o vereador mais velho de todo o Estado e lamentou a não-reeleição da colega Margarete Moraes (PT). (CB)

CAMPANHA - Haroldo de Souza (PMDB) garantiu ter sido eleito com a publicação de apenas um santinho em um jornal, seis banners, um carro de som e quatro panfleteiros. "Tive a decência de não ter atropelado ninguém, mas tenho a certeza de que muitos dos 36 eleitos não terão a mesma tranqüilidade", disse. Haroldo criticou quem prometeu até a realização do sonho da casa própria. "Se o TRE é justo, deverá tomar providências", cobrou. O vereador ainda lamentou a derrota de Margarete Moraes (PT) e Ervino Besson (PDT). (CB)

SAUDAÇÃO - Mauro Zacher (PDT) agradeceu os votos recebidos e o apoio dos colegas vereadores do PDT, lamentando a não-reeleição de Neuza Canabarro, Ervino Besson e Nereu D´Avila. Zacher prometeu que, daqui para frente concentrará sua atenção sobre os projetos de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental e do Plano Cicloviário. Também disse que espera aprovar seu projeto que cria o Circuito de Bares, para oferecee alternativa de transporte. (CB)

VAGA - Luiz Braz (PSDB) lembrou que seu partido elegeu dois vereadores para a próxima legislatura - ele e Mário Manfro - e disse estranhar informação veiculada pela imprensa de que os votos dados a Paulão, cuja candidatura está sob análise no TSE, ainda possa ser considerado eleito e modificar o coeficiente eleitoral. "Até hoje, os tribunais não reconheceram registros atrasados de candidaturas, como é o caso de Paulão. O caso está sendo discutido no TSE, após ter sido rejeitado no TRE-RS", disse Braz. (CS)

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481) 
Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Carlos Scomazzon (reg. 7400)