Presidência

Vereadores visitam Beneficência Portuguesa e Hospital Vila Nova

Vereadores estiveram no Hospital Vila Nova... Foto: Ederson Nunes
Vereadores estiveram no Hospital Vila Nova... Foto: Ederson Nunes

O presidente da Câmara Municipal, Dr. Thiago Duarte (PDT), juntamente com comitiva de vereadores, visitou, na manhã desta terça feira (15/1), dois hospitais em Porto Alegre. O objetivo foi conhecer o trabalho desenvolvido e as propostas de atendimento à população. O primeiro local visitado foi o Beneficência Portuguesa. Com 158 anos de existência, o HBP é um dos mais tradicionais de Porto Alegre. Localizada na Avenida Independência, no Centro da capital, a instituição possui diversos espaços desativados e locais com obras inacabadas.

O diretor-hospitalar do Beneficência Portuguesa, Carlos Melotto, ressalta que o hospital é referência nacional em neurologia e neurocirurgia. Segundo Melotto, a instituição conta hoje com 163 leitos, dos quais 100 são destinados a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e 63 para dependentes do IPE e convênios particulares. Além disso, o hospital realiza atendimentos nas áreas de traumatologia, ortopedia, cirurgia geral, clínica médica e vascular. “Abrimos uma área de cirurgia plástica reparadora para pessoas queimadas”.

Segundo o presidente do HBP, José Antônio Pereira de Souza, depois da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, a Beneficência Portuguesa é “o nome mais forte na cabeça dos gaúchos na linha assistencial de saúde”. “Esse hospital foi a melhor maternidade da Capital. Toda uma geração de pessoas nasceu aqui".

"Colocamos em dia os vencimentos dos 470 funcionários e realizamos um acerto com os médicos sobre o pagamento dos serviços prestados “, acrescenta. Conforme o diretor-hospitalar, a próxima etapa é partir para ampliação dos leitos hospitalares e a abertura do serviço de emergência”. Queremos ser mais uma opção aos hospitais, que tradicionalmente enfrentam problemas de superlotação nas emergências “, explica. "É exemplar essa iniciativa da Câmara como representantes legítimos do cidadão porto-alegrense, eles tem que fiscalizar de perto o atendimento dos hospitais", destaca Souza.

Vila Nova

Segundo hospital visitado pela comitiva, localizado no bairro Vila Nova, na Zona Sul da capital, o Hospital Vila Nova tem 65 leitos para tratar da dependência química, 40 leitos para soropositivos, 20 para tuberculose, 20 para pacientes em situação de rua, 50 destinados aos detentos, além dos demais leitos ofertados às internações clínicas e cirúrgicas, totalizando mais de 350 leitos disponíveis, 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O hospital foi ampliado com mais 3.125 metros quadrados de área construída. Outros 561 metros quadrados serão reformados e ampliados. As mudanças incluem a compra de equipamentos, com um investimento total estimado em aproximadamente R$ 10 milhões.

O Hospital Vila Nova presta assistência a todos, "sem preconceitos ou privilégios, atendendo presos, dependentes químicos, soropositivos, tuberculosos e até mesmo pacientes em situação de rua, sem familiares ou identificação", salientou o Dr. Dirceu Beltrame Dal´Molin, Diretor Técnico da Associação Hospitalar Vila Nova.

O vereador Dr. Thiago destacou que Porto Alegre tem condições de ampliar o número de leitos. "Temos um grande trabalho pela frente e é fundamental que a Câmara Municipal possa efetivamente estar apontando para a cidade soluções desses problemas que se referem à saúde das pessoas", disse. Participaram da visita aos hospitais, os vereadores Paulinho Motorista (PSB), Delegado Cleiton (PDT), Sofia Cavedon (PT), Lourdes Sprenger (PMDB) e a presidente da Associação Brasileira em Defesa dos Usuários de Sistemas de Saúde (Abrasus).

Guga Stefanello (reg. prof. 12315)