Vila Farroupilha aceita proposta de reassentamento
Dentro de dois anos, as 109 famílias da Vila Parque Farroupilha, localizada no Bairro Sarandi em Porto Alegre, ganharão casa nova, obras de saneamento, esgoto tratadado e projetos de urbanização. A proposta, anunciada pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), foi recebida com festa pelos moradores da comunidade em reunião na noite desta segunda-feira (19/5). As tratativas contaram com a mediação do presidente da Câmara Municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB), e do presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), vereador Guilherme Barbosa (PT).
Conforme o acordo estabelecido, os moradores serão reassentados em terrenos que variam de 100 m² a 200 m² (por família), obterão título de propriedade das casas a serem construídas e prazo máximo de dois anos para remoção da área de risco onde se encontram. É uma vitória conquistada com a luta de um povo que nunca se entregou. Através de muito esforço e do diálogo conseguimos alcançar o nosso objetivo - o direito à moradia digna, disse a dirigente da Associação Comunitária Parque Farroupilha, Norma Helena Garcia.
O diretor do Dmae, Flávio Presser, comemorou o compromisso firmado entre a comunidade e o poder público. Todos saem vitoriosos desta negociação. A prefeitura, ao ajustar as reais viabilidades do projeto, e os moradores, ao garantirem a escritura de uma propriedade nas mãos. Segundo Presser, foram destinados cerca de R$ 24 milhões para o projeto que também contempla obras de saneamento na comunidade vizinha, a Vila Asa Branca. Os recursos foram alcançados por financiamento junto à Caixa Econômica Federal (CEF) através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
O reassentamento
Das 109 famílias beneficiadas, 16 ganharão, cada uma, terreno com 200 m²; 14, área equivalente a 150 m²; e as restantes 79, a dimensão mínima de 100 m². O critério de tamanho estabelecido pelo Dmae varia de acordo com a extensão das residências já existentes. A capacidade total da nova área é de 13,2 mil m².
Para Melo, os moradores foram gigantes na hora de reivindicar e grandiosos no momento de negociar. Parabenizo a todos por esta conquista construída com muita dedicação e perseverança, tanto do poder público quanto da comunidade. Barbosa acentuou que a partir da efetivação do projeto, a região do Sarandi será mais bem valorizada na Capital. Todos terão um espaço melhor para viver. Continuem com esta união e com esta força", desejou.
Estiveram presentes também o Departamento Municipal de Esgotos Pluviais (DEP), o Departamento Municipal de Habitação (Demhab) e o Centro Administrativo Regional (CAR).
Ester Scotti (reg. prof. 13387)
Ouça:
Famílias serão reassentadas para garantir obras no Sarandi