Comissões

Vila Maria da Conceição reclama de atraso nas obras

Moradores criticam atraso na pavimentação da Rua João Pinto Foto: Fernanda Fell
Moradores criticam atraso na pavimentação da Rua João Pinto Foto: Fernanda Fell

As obras de reurbanização da Rua João Pinto, localizada na Vila Maria da Conceição, em Porto Alegre, marcadas para serem entregues neste mês, sequer começaram. O superintendente do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Luiz Severo, justificou, nesta terça-feira (11/12), em reunião da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal, que as construções não se iniciaram, pois os projetos ainda não foram contratados para preparar a licitação das obras.

Segundo o presidente da Comissão, vereador Carlos Comassetto (PT), a demora é grande. Há cerca de cinco meses, ficou acordado entre a Cedecondh e o secretário de Habitação, Nelcir Tessaro, um cronograma para execução das obras – não implementado até agora, de acordo com relatos dos moradores. “Após quase um semestre de espera, ao invés de termos a conclusão da pavimentação, não conseguimos conquistar nem o projeto inicial”, criticou o vereador.

José Gilberto Gonçalves, representante da comunidade, lembrou que foram destinados pelo Orçamento Participativo da Capital mais de R$ 1 milhão para obras de saneamento, pavimentação, construção de escadarias, de rede cloacal e instalação de energia elétrica na área. “Estamos cansados de esperar, pois precisamos urgentemente deste avanço para sobreviver”, implorou.

Segundo Severo, outro entrave apresentado é a situação de dois proprietários que não permitem o recuo dos muros de suas casas para que as obras sejam efetivadas. “Eles estão prejudicando o conjunto da sociedade”, avaliou.

Como forma de resolver o impasse, o Demhab fará reunião nesta quarta-feira (12/12) com a presença de representantes dos habitantes da Rua João Pinto e da Cedecondh para tratar da continuidade do projeto e do caso dos dois moradores. As obras só podem ser iniciadas se a contratação da proposta arquitetônica for realizada até abril de 2008.

Ester Scotti (reg. prof. 13387)