Presidência

Violência: Câmara participará do lançamento de Frente na AL

Zacher (d) com Zilá (c) e dirigente da ONG Brasil Sem Grades (e) Foto: Fernanda Westerhofer
Zacher (d) com Zilá (c) e dirigente da ONG Brasil Sem Grades (e) Foto: Fernanda Westerhofer

A deputada estadual Zilá Breitenbach (PSDB), criadora da Frente Parlamentar de Apoio às Vítimas de Violência na Assembleia Legislativa gaúcha foi recebida no final da tarde desta quarta-feira (18/4) pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Zacher (PDT). Na companhia do vice-presidente da ONG Brasil Sem Grades, Raul Fernando Cohen, a parlamentar fez a entrega a Zacher do convite para a instalação da frente, que acontecerá no dia 8 de maio, às 11 horas, no Palácio Farroupilha, sede da Assembleia do Rio Grande do Sul.

O requerimento de criação da frente, motivado por demanda da ONG, foi subscrito pela unanimidade dos deputados gaúchos. A frente no Estado tratará de todos os tipos de violência a qual os cidadãos diariamente são submetidos, seja no trânsito, na escola, no trabalho, nos lares ou nas ruas.

De acordo com Zilá Breitenbach, a presença e a soma do Legislativo da capital a essa causa é de grande importância. A deputada lembrou a identificação de Zacher com o tema, já que o vereador é autor da pioneira lei que criou para Porto Alegre uma politica de combate ao bullying – uma das formas de violência mais comum nas escolas. Ela sugeriu que a frente seja criada também em nível municipal.

Para o vereador, a proposta da Frente é mais uma forma de chamar a atenção para a crescente onda de violência nas cidades. Ele lembrou que "esse é um sintoma do descontrole familiar, da falta de politicas educacionais objetivas, de maior investimento na qualificação de educadores e outros profissionais de apoio às crianças e adolescentes, e especialmente de uma visão política mais ampla, de que a violência é uma consequência e não a causa do problema".

Milton Gerson (reg. prof. 6539)