Comissão

Zona Leste quer impedir extinção de Batalhão

Moradores discutiram na Cedecondh extinção do 19° BPM Foto: Kaiser konrad
Moradores discutiram na Cedecondh extinção do 19° BPM Foto: Kaiser konrad

A Comissão de Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Segurança Urbana (Cedecondh) da Câmara Municipal ouviu, na manhã desta quinta-feira (22/11), apelos de moradores dos Bairros Lomba do Pinheiro, Partenon, São José e Agronomia contra o fechamento do 19º Batalhão da Brigada Militar, localizado na Avenida Borges de Medeiros.

De acordo com o comandante-geral da BM, Nilson Nobre Bueno, a governadora Yeda Crusius, dentro de seu programa de reestruturação organizacional, prevê a transferência do corpo funcional e estrutural do 19o BPM para o 1º Batalhão da Brigada, na Avenida Praia de Belas.

Segundo Giovani de Souza, representante da Comissão Interbairros de Moradores da Zona Leste de Porto Alegre, a decisão da governadora em enxugar o Estado terá conseqüências desastrosas e colocará em risco a segurança das pessoas e do patrimônio. “Estamos sendo desrespeitados como cidadãos”, advertiu.

Para Gleidson Renato Dias, da Associação dos Servidores de Nível Médio da BM, “a segurança vive uma crise sem precedentes”. Segundo dados da Brigada, só neste ano 35 policiais foram assassinados e 12 cometeram suicídio. “Nossas dificuldades estruturais e financeiras são enormes, mas a governadora não tem direito de prejudicar a sociedade por causa disso”, afirmou anunciando a solidariedade da entidade com o movimento dos moradores.

Por sugestão da vereadora Margarete Moraes (PT), a Cedecondh participará da audiência pública junto da Comissão de Serviços Públicos da Assembléia para tratar do tema com as comunidades e a Brigada Militar. Além disto, marcará reunião com o chefe da Casa Civil do Estado, Fernando Záchia, para exigir medidas que sustem a extinção de um batalhão “essencial para a proteção dos porto-alegrenses”, afirmou a parlamentar. Ao final, foram entregues aos membros da Cedecondh, um documento assinado por seis mil moradores da Zona Leste reivindicando o cancelamento da decisão da governadora.

Ester Scotti (reg. prof. 13387)