Abav/RS reclama de aéreas
A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens do Estado (Abav/RS), Carmem Corrêa Marun, pediu apoio dos vereadores de Porto Alegre ao setor. Ocupando a Tribuna Popular nesta segunda-feira (26/2), ela disse que as empresas estão em crise desde que as companhias aéreas reduziram a comissão paga aos agentes pela venda de passagens. Conforme ela, a comissão sobre os bilhetes nacionais caiu de 10% para 7% e de 9% para 6% nos internacionais. Esta redução representa queda de 33% nos ganhos das agências.
Carmem informou que as agências comercializam 80% dos produtos turísticos no país. No RS, explicou, são 1,5 mil empresas, das quais dependem cerca de 10 mil pessoas, entre funcionários e familiares. Revelou que por causa da crise pela qual passa o setor as agências estão fechando e demitindo funcionários. Pedimos que os vereadores pressionem a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a verificar os contratos de concessão com as empresas aéreas. Só duas companhias aéreas dominam 80% do mercado brasileiro.
Por suas bancadas, falaram os vereadores Adeli Sell (PT), João Carlos Nedel (PP), Neuza Canabarro (PDT), Bernardino Vendruscolo (PMDB) e Professor Garcia (PPS). Adeli pediu que as notas taquigráficas da Tribuna Popular sejam enviadas à Anac.
Marco Marocco (reg. prof. 6062)