Urbanismo

Acessibilidade foi debatida na Comissão da Copa 2014

Secretário Paulo Brum (d) falou sobre projetos do Executivo Foto: Tonico Alvares
Secretário Paulo Brum (d) falou sobre projetos do Executivo Foto: Tonico Alvares

O secretário da Acessibilidade e Inclusão Social (Seacis), Paulo Brum, e o gerente de projetos de mobilidade da EPTC, Flavio Tomelero, compareceram na manhã desta quinta-feira (25/8) na reunião proposta pela Comissão Especial de Acompanhamento e Apoio à Copa do Mundo de Futebol de 2014, realizada na Câmara Municipal de Porto Alegre. No encontro, explanaram o que a administração municipal está providenciando em termos de implantação e melhorias no que diz respeito à acessibilidade.

Na opinião de Brum, o tema é muito complexo. “Eu sou cadeirante há 35 anos e acompanho todo esse processo de transformação que ao longo dos anos a cidade vem passando”, disse ele. Falou que o transporte coletivo de Porto Alegre foi reconhecido nacionalmente em termos de adaptação para receber cadeirantes. “Fomos reconhecido como a primeira capital do país a tratar sua frota”, enfatizou o secretário.

Brum disse ainda que hoje 52 lotações também já estão adaptadas na Capital. Sobre as obras da Arena do Grêmio, e melhorias do Estádio Beira-Rio do Sport-Clube Internacional e da montagem da Feira do Livro, falou que todos os processos passaram pelo crivo da Seacis. Em relação às calçadas de Porto Alegre, disse que 10% são de responsabilidade do Poder Público.

“O restante é do ente privado, mas o prefeito José Fortunati já constituiu um grupo de trabalho e em breve estará lançando o programa Minha Calçada com a intenção de sensibilizar os moradores”, informou Brum salientando que o Executivo vai arrumar o que lhe compete para servir de exemplo.

Frota

Sobre os táxis, o secretário comunicou que o Executivo vem trabalhando no sentido de instituir uma frota especial pensando no portadores de deficiência.  Informou que amanhã (26/8) a prefeitura estará realizando um seminário sobre mobiliário urbano. “Na oportunidade será aberta uma licitação para definir a padronização do mobiliário urbano de Porto Alegre”.

Flavio Tomelero disse que no máximo em 4 anos toda a frota de ônibus de Porto Alegre estará adaptada para deficientes. “Hoje temos em torno de 700 carros com acesso para portadores de deficiência, sendo que 160 com acesso universal”. Falou ainda que o Executivo vem desenvolvendo um projeto que preveja a implantação de elevadores para deficientes nos táxis.

Sobre os rebaixos nas calçadas, citou que a prefeitura tem dado atenção especial. Tomelero informou também a existência de outro projeto da prefeitura que pretende instalar sistema de sonorização nos ônibus que possa informar os deficientes visuais á respeito das paradas. “Já fizemos alguns testes, mas precisamos instalar GPS para poder dar a localização exata”.

Questionado sobre as placas de sinalização que invadem as calçadas, Tomelero comunicou que existe um grupo de trabalho na prefeitura que já vem tratando do assunto. “O primeiro bairro a receber atenção será a Azenha”. Em relação ás sinaleiras, disse que será providenciada a instalação de piso tátil para orientar os cegos nas travessias. “E estamos pensando ainda na reformulação da Lei da Acessibilidade para que seja previsto o fiscal da acessibilidade”.

Tomelero também foi questionado sobre o desrespeito de alguns cidadãos em relação às vagas para deficientes. “A EPTC vem fazendo um trabalho neste sentido, multando e até mesmo guinchando os carros que estacionam indevidamente nestas vagas”, salientando, no entanto, que no shoppings a EPTC não pode agir. “É de responsabilidade do estabelecimento”. Sobre os cinemas, disse que apenas um não está adaptado ainda em Porto Alegre. “Mas em breve estará, pois já estamos tomando as devidas providências”.

Vereadores

O debate foi dirigido pelo vice-presidente da Comissão, vereador Nelcir Tessaro (PTB) que manifestou sua preocupação com o andamento dos trabalhos. “Temos muito a fazer até a Copa, em 2014, mas que bom que agora temos este pretexto que vai preparar Porto Alegre dando possibilidade de acesso a todos”.

Para o vereador Tarciso Flecha Negra (PDT, proponente do debate, a palavra chave é conscientização. “Precisamos conscientizar a sociedade em relação a garantia de acesso a todos. Eu, no prédio onde moro, pedi que fosse providenciado o conserto da calçada. Sei que é pouco, mas estou fazendo a minha parte”.

Dr. Raul Torelly (PMDB) falou que na Câmara, tem procurado integrar o debate em relação a esse tema. “Vamos aproveitar o evento da Copa”. Reginaldo Pujol (Dem) também considerou o evento oportuno. “Sabemos que as obras são independente da Copa, mas serão um legado para a capital”, disse ele ressaltando que esse é um débito que o Executivo tem com sociedade há anos.

Já Waldir Canal (PRB) elogiou a iniciativa. “É importante que se levante esse tema, pois uma plano de acessibilidade como esse é preciso que se coloque em prática”. Também participou da reunião o vereador Reginaldo Pujol (DEM).

Regina Andrade (reg. prof. 8423)