Plenário

Lideranças

Os discursos de Lideranças da sessão plenária de hoje (2/12) da Câmara Municipal de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos:

ÔNIBUS - Dr. Thiago Duarte (PDT) falou no transporte coletivo na Zona Sul e anunciou que a EPTC vai implementar nos próximos dias 15 alterações nos horários dos ônibus da região. Informou que aos sábados os intervalos serão de 30 minutos e aos domingos de 40 minutos. Observou que durante a semana serão colocados cinco ônibus articulados. Destacou a mobilização daquela comunidade, que vem apontando o transporte e a saúde como os problemas mais urgentes. Também falou sobre a necessidade de trabalhos de conscientização e prevenção contra a Aids, o crack e a prevenção do câncer do colo de útero. (VBM)

DESPEJO - Nilo Santos (PTB) disse que a Cuthab vem discutindo a situação de algumas vilas irregulares de Porto Alegre e que algumas situações têm chamado a atenção. Citou que comunidades instaladas há mais de 30 anos estão sendo despejadas. “Não sou favorável à ocupação de terra, mas depois de quase 40 anos retirar essas famílias que investiram para construírem as suas casas parece complicado”, observou. Disse que embora os poderes sejam independentes, o Judiciário precisa rever alguns casos de reintegração de posse, como uma área de oito hectares no Passo das Pedras.  (VBM)

TRÂNSITO - Maria Celeste (PT) disse que embora haja a necessidade de preparar a cidade para a Copa do Mundo de 2014, há muitas questões que precisam ser enfrentadas. Destacou que só nesta semana os moradores que se deslocam da Zona Norte enfrentaram quatro grandes congestionamentos. Observou o volume crescente de veículos que se deslocam para o centro da cidade. Salientou que junto com os investimentos para a Copa de 2014 é necessário enfrentar os problemas dos serviços públicos da Capital. “Este é um grande desafio a ser enfrentado pela Prefeitura: melhorar a qualidade de vida dos moradores de Porto Alegre”, concluiu. (VBM)

AVIÃO - Luiz Braz (PSDB) afirmou que quando a governadora Yeda Crusius quis comprar um pequeno avião para visitar as regiões de forma mais rápida, a bancada do PT protestou ruidosamente. Disse que estranha o silêncio desses parlamentares quando a presidente eleita anuncia que quer comprar um avião maior. “Gostaria que esses deputados agissem com a mesma veemência que utilizaram para criticar a governadora”, destacou. Observou que o avião da Presidência, conhecido como Aerolula, tem apenas cinco anos de uso. Acrescentou que há inúmeras carências no país que precisam ser priorizadas, como a saúde. (VBM)

IMPACTO – Sofia Cavedon (PT) relatou participação dela no encontro que discutiu o Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV), e que, segundo ela, faz “uma falta imensa para Porto Alegre nas transformações que a cidade está vivendo”. Criticou as construções que são erguidas diariamente na cidade sem critérios. “São projetos que prejudicam a qualidade de vida das pessoas”, afirmou. Citou como exemplo prédio em construção na avenida General Lima e Silva que impede a incidência solar em outros prédios. Ela pediu que o Executivo regulamente o Plano Diretor no que se refere ao EIV. “Precisamos usar a Copa para trazer a melhoria da qualidade de vida às pessoas”, completou. (LO)

Vítor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)