Adriana Xaplin presta tributo ao povo charrua da Capital
A artista plástica Adriana Xaplin realiza a exposição Tributo ao Povo Charrua até 8 de maio na Galeria Clébio Sória da Câmara Municipal de Porto Alegre. Xaplin apresenta painel e pinturas inspirados na comunidade charrua liderada pela cacique Acuab. São grafismos feitos com pigmentos naturais - como urucum e terras coloridas - sobre tecido de algodão cru. A mostra homenageia a passagem do Dia do Índio (19 de Abril).
A artista conta que o painel foi produzido para compor o cenário do documentário Perambulantes, de Giancarla Brunetto e Karine Emerich. No filme, a cacique charrua Acuab percorre as comunidades indígenas de Porto Alegre (charrua, caingangue e guarani) em companhia do fotógrafo Carlos Carvalho. "A exposição apresenta a importância da arte indígena como expressão de significados ritualísticos e espirituais", diz Xaplin. Na sua opinião, numa leitura da arte indígena o artista deve destacar a cultura material e os valores estéticos e sociais dessa etnia.
Nascida em 1960, em Porto Alegre, Xaplin é conhecida pelas esculturas enormes de resina e arame, mas também se dedica à gravura e ao desenho. Não se restringe, porém, a exibir seu trabalho em espaços formais, como galerias de arte e museus, tendo realizado mostras de rua, em escolas, parques, universidades, feiras científicas e salões de decoração.
A exposição na Câmara pode ser visitada das 9 às 18 horas, de segunda a quinta-feira, e das 9 às 16 horas, às sextas-feiras. Informações no Setor de Exposições da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), telefone (51) 3220-4392, e com Adriana Xaplin, pelo e-mail adrianaxaplin@yahoo.com.br e celular (51) 8173-6762.
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)