Alto Teresópolis pede melhoria no transporte coletivo
Representantes da comunidade do Bairro Alto Teresópolis entregaram um documento à Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab), neste terça-feira (7/12) à tarde, em que reivindicam melhorias no serviço de transporte coletivo que atende aquela região. Entre vários pontos elencados no documento, eles solicitam: a extensão da Linha T3 - Perimetral até a Rua Orfanotrófio, no trecho entre a Avenida Sepé Tiaraju e a Rua Dona Malvina; a ampliação dos horários da Linha 263 e da Linha C-80, entre os horários das 17h30min e as 19h30min e das 22h20min e as 22h50min; a ampliação dos horários dos lotações; a disponibilização de um ônibus vazio, saindo da UniRitter às 22h35min, para atendimento da demanda; e instalação de novos pontos de ônibus.
A coordenadora administrativa da UniRitter, Lucimar Hermes, defendeu a necessidade de haver um aumento da frota de ônibus que atendem a UniRitter, bem como um ajuste dos horários. Segundo ela, nos horários de pico, entre as 17h e as 19h30min, os ônibus chegam a transportar de 90 a cem pessoas em pé. "Essa reivindicação vem sendo feita há muitos anos. Com a ida da UniRitter para aquela região, há cerca de dez anos, houve grande desenvolvimento naquele local, com aumento do fluxo de pessoas."
Lucimar explicou que, no mês de agosto, ocorrem os maiores picos no número de usuários dos transportes coletivos do Alto Teresópolis. "Os alunos mais carentes vêm cobrando da UniRitter uma solução para o problema. Mas a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) já havia negado a extensão da Linha T3, fazendo apenas alguns ajustes de horários. Muitos alunos acabam abandonando os estudos em função da falta de alternativas de transporte público para a UniRitter.", relatou.
O presidente do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UniRitter, Wagner Elts Seelig, ponderou que a melhoria do transporte coletivo do Alto Teresópolis se faz necessária também em função de estar previsto um aumento do número de estudantes daquela universidade em 2011. "Faltam passeios na Orfanotrófio, pois as pessoas têm de andar pelo meio da rua, correndo riscos de atropelamento. As casas estão invadindo as calçadas.", disse Seelig. Ele solicitou que a EPTC dê uma resposta sobre as demandas ainda antes do início do período letivo de 2011.
Planejamento
A gerente de Planejamento em Transportes da EPTC, Maria Cristina Molina Ladeira. explicou que a empresa trabalha com o planejamento do transporte coletivo para a toda a região, não analisando o problema da Orfanotrófio de forma isolada. Segundo ela, a EPTC tem feito melhorias no transporte do Alto Teresópolis, mas informou não ter recebido o documento encaminhado à Cuthab pela comunidade. "Iremos analisar cada um dos itens solicitados pela comunidade do Alto Teresópolis." Ela esclareceu que é a EPTC que organiza e define os horários das linhas de ônibus, não as empresas de transporte. "Se há solicitação de que se instalem novos pontos de ônibus, é preciso indicar os locais."
Maria Cristina informou ainda que seis linhas de ônibus atendem o Alto Teresópolis atualmente. "A Linha 263, por exemplo, disponibiliza 234 horários, com 10 mil passageiros. Nos horários de pico, há viagens a cada quatro minutos na Orfanotrófio. É possível compatibilizar a demanda com a tabela horária a partir de monitoramento a ser feito pela EPTC." Além disso, disse ela, oito lotações operam na Orfanotrófio, podendo ser colocados mais veículos, se estudos apontarem a necessidade.
A gerente da EPTC observou ainda que os projetos para a realização dos jogos da Copa 2014 em Porto Alegre preveem a duplicação da Avenida Tronco, o que deverá gerar maior qualidade ao transporte público da Capital. "Vamos tentar atender ao máximo os pedidos encaminhados." Segundo ela, a extensão da Linha T3, que tem terminal no Shopping Barra Sul, até a Orfanotrófio é difícil, sendo preciso estudar alternativas.
Estudos
Em nome da Cuthab, o vereador Nilo Santos (PTB) disse estar otimista quanto ao atendimento das reivindicações, pois observa disposição da EPTC em encaminhar as demandas da comunidade do Alto Teresópolis. Segundo ele, a Cuthab também encaminhará à Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) um pedido de recapeamento de trechos da orfanotrófio, também solicitado pelos signatários do documento.
Nilo Santos solicitou ainda à EPTC que, após realizados os estudos técnicos, seja remetido um parecer à Comissão, para que a Cuthab possa acompanhar todo o processo de discussão com a comunidade. "A cidade cresce muito rápido, e a EPTC encontra dificuldades para acompanhar aumento das demandas", disse o vereador. Presidida pelo vereador Elias Vidal (PPS), a reunião também contou com as presenças dos vereadores Bernardino Vendruscolo (PMDB), Paulinho Rubem Berta (PPS), Paulo Marques (PMDB) e Alceu Brasinha (PTB).
Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Ouça:
EPTC vai estudar ampliação de ônibus no Alto Teresópolis