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Para permissionários, lotação na Hípica só depende da EPTC

Discussão sobre transportes na zona sul foi acompanhada por moradores Foto: Lívia Stumpf
Discussão sobre transportes na zona sul foi acompanhada por moradores Foto: Lívia Stumpf

Há viabilidade de se estender a linha de táxi lotação de Ipanema para a região do Loteamento Moradas da Hípica e Moradas do Sul, na zona Sul da Capital. Basta que seja feito um remanejamento, deslocando veículos das linhas de lotação Ipanema e Otto Niemeyer. A afirmação foi feita nesta terça-feira (16/3) à tarde, por dois permissionários da Linha Ipanema, durante reunião da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre.

"Se a EPTC (Empresa Pública de Transporte Coletivo) autorizar, podemos colocar amanhã mesmo lotações atendendo aquela região. Esse itinerário nos interessa e já tratamos disso com a EPTC", disse Olivaldo Brusch. Ele estava acompanhado do também permissionário Rogério Martins. Também esteve presente à reunião o vereador Paulinho Rubem Berta (PPS).

O remanejamento de veículos, segundo Olivaldo, evitaria a abertura de uma licitação, exigência da EPTC para a abertura de novas linhas de lotação na Capital. "Temos condições de aumentar a frota em 55% para atender aquela região. A Linha Ipanema tem ocupação muito baixa." Olivaldo acrescentou que já existe, inclusive, acordo entre os permissionários de lotações sobre o assunto.

O presidente da Cuthab, vereador Elias Vidal (PPS), em acordo com os vereadores Engenheiro Comassetto (PT), João Pancinha (PMDB) e Valter Nagelstein (PMDB), solicitou que a EPTC forneça, em 15 dias, uma resposta sobre a viabilidade de extensão da linha de lotação para aquela comunidade. "A Comissão quer intermediar uma solução para este problema, que se estende há vários anos", disse Elias Vidal.

Licitação

O gerente operacional de Transporte da EPTC, Carlos Pires, lembrou que a criação de linhas novas com entrada de novos veículos na frota exigiria licitação. "Não podemos prolongar uma linha sem colocarmos mais veículos, sob pena desses veículos superlotarem." De acordo com Pires, o volume maior de passageiros na região da Hípica ocorre nos horários das 6h às 9h e a partir das 17h. "É preciso levar em conta o que fazer com os veículos subutilizados fora dos horários de pico."

Heloísa Helena Campos, moradora do Moradas da Hípica, reclamou que é precário o transporte coletivo que atende os loteamentos situados ao longo da Avenida Edgar Pires de Castro. Segundo ela, os moradores ficam na dependência da Linha Restinga, que chega superlotada nas paradas da Edgar Pires de Castro. "Temos interesse que a EPTC estenda uma linha de táxi lotação até essa região. No entanto, a EPTC negou nosso pedido, mas não sabemos as razões. Os próprios concessionários dos lotações já manifestaram interesse nesta extensão da linha." Os moradores também reivindicam que a Linha R9 - Rápida Hípica tenha mais horários disponíveis, antecipando o primeiro horário de saída para as 6h10min.

Indeferido

O engenheiro Flávio Tumelero, da EPTC, informou que a EPTC indeferiu o pedido de extensão da linha para a Hípica, com possível remanejamento de frota, em função de análises técnicas realizadas. No entanto, acrescentou, novo pedido está tramitando e deverá ser analisado tecnicamente pela EPTC. Ele reconheceu que o trecho entre as Avenidas Edgar Pires de Castro, Costa Gama e Juca Batista apresentam dificuldades para o embarque de passageiros nas horas de pico. "A Linha 272 - Morada da Hípica teve incremento de 30%, em 2008, oferecendo melhor oferta de embarque nos horários de saída do bairro. Apesar disso há necessidades de reforços de eixo a partir do número 2600 da Edgar Pires de Castro, em função dos novos loteamentos surgidos."

Andrea Guerreiro de Souza, moradora da região, lamentou que a EPTC não trabalhe para antecipar as demandas. "Apenas se apagam incêndios", afirmou. "Há um problema de infraestrutura, é preciso planejamento, além de solucionar problemas pontuais."

Expansão

O vereador Engenheiro Comassetto (PT) lembrou que a zona sul da Capital vem se expandindo em função dos novos loteamentos, especialmente nos últimos dez anos. "A reivindicação pelo aumento do serviço de transporte público é uma demanda antiga daquela comunidade", afirmou. Segundo ele, é preciso haver uma readequação da frota em função do crescimento da região. "A Edgar Pires de Castro precisa ser duplicada."

Comassetto lembrou que a EPTC chegou a acenar com o prolongamento da linha de lotação, que seria inaugurada no dia 22 de janeiro. "A prefeitura, no entanto, suspendeu a medida, e a comunidade não sabe os motivos." Presente à reunião, o líder do governo, vereador Valter Nagelstein (PMDB) reconheceu a necessidade do Executivo atender a demanda da comunidade, em razão do crescimento da região, e solicitou aos representantes da EPTC que analisassem a possibilidade de estender a linha de lotação até a Morada da Hípica e entorno. Para o vereador João Pancinha (PMDB), é preciso que o Executivo forneça informações sobre o andamento das obras na Avenida dos Schneider e sobre a duplicação da Edgar Pires de Castro.

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

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EPTC avalia novo pedido para táxi lotação na Hípica