Consciência Negra

Angola Janga conta história de 24 anos na Câmara

Banners estão no saguão do plenário Foto: Jonathan Heckler
Banners estão no saguão do plenário Foto: Jonathan Heckler

Grupo de Trabalho Angola Janga: 24 Anos de Lutas para o Desenvolvimento da Arte, Cultura e Cidadania do Povo Negro é a exposição montada desde segunda-feira (19/11) no saguão do Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal de Porto Alegre. Formada por 12 banners de fotos e textos que contam a história da entidade, a mostra faz parte da programação da 28ª Semana da Consciência Negra do Legislativo da Capital.

Fundado em 11 novembro de 1988, por José Alves Bittencourt, o Lua (1942-2009), o Angola Janga tem sede na Avenida Farrapos, Bairro Floresta. É filiado à Associação Brasileira de Organizações Não-Governamentais (Abong) e à Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen). Entre seus projetos, estão a criação do Museu do Percurso do Negro, palestras, seminários e conferências. Angola Janga era o nome pelo qual os escravos chamavam o Quilombo de Palmares, destruído no fim do século XVII.    

A exposição pode ser visitada até sexta-feira (23/11), das 8h30min às 18 horas na terça, quarta e quinta-feira, e das 9 às 16 horas, na sexta-feira, com entrada franca. Informações pelo telefone (51) 3220-4392 e pelo e-mail claudiah@camarapoa.rs.gov.br

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)