Comissões

Antônio de Carvalho ganhará duas lombadas eletrônicas

Um dos lados da avenida que receberá novos controladores de velocidade Foto: Jonathan Heckler
Um dos lados da avenida que receberá novos controladores de velocidade Foto: Jonathan Heckler

O diretor de Trânsito da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Carlos Pires, anunciou, nesta sexta-feira (2/12), que, até o final de janeiro, serão instaladas duas novas lombadas eletrônicas na Avenida Antônio de Carvalho, nas proximidades da Rua Engenheiro José Ângelo Betega de Cassol. A promessa foi feita durante reunião extraordinária da Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre realizada na avenida.

Pires informou que haverá lombadas na frente do número 2.300, no sentido Norte-Sul da Antônio de Carvalho, e do número 2.129 no sentido Sul-Norte da via. O limite de velocidade será de 40 quilômetros por hora. O diretor lembrou que um equipamento de controle de velocidade havia sido solicitado por moradores do bairro Jardim Carvalho em 1º de novembro, na Cuthab. O objetivo é evitar acidentes no local, que fica próximo à Escola Estadual Aldo Locatelli. Nos últimos meses, houve três mortes por atropelamento naquele ponto.

  O que dependia da EPTC para a instalação dos equipamentos foi feito, segundo Pires: o estudo técnico para definir o tipo de aparelho adequado para aquele trecho da avenida e a contratação das lombadas. A partir de agora, conforme o diretor, falta a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) e o Departamento de Esgotos Pluviais retificarem o asfalto e as bocas-de-lobo da avenida, a CEEE fazer a ligação elétrica e o Inmetro aferir os aparelhos. O prazo até final de janeiro para a instalação está garantido.

Na opinião dos vereadores Paulinho Rubem Berta (PPS) e Engenheiro Comassetto (PT), presentes à reunião, as lombadas representam mais uma conquista da comunidade encaminhada pela Cuthab. “Todos se empenharam – a Câmara, a EPTC, a Smov e o DEP -;fizemos uma grande parceria”, disse Paulinho. Comassetto comemorou o fato de a EPTC ter cumprido a promessa de 30 dias atrás na Cuthab: dar um retorno sobre a possibilidade de instalar um controlador de velocidade na Antônio de Carvalho.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)