Cuthab

EPTC estuda nova lombada para a Antonio de Carvalho

Pires prometeu reforçar sinalização Foto: Felipe Dalla Valle
Pires prometeu reforçar sinalização Foto: Felipe Dalla Valle

A instalação de uma segunda lombada eletrônica ou de um pardal na Avenida Antonio de Carvalho, próximo ao acesso à Rua Engenheiro José Ângelo Betega de Cassol, Bairro Jardim Carvalho, está em estudos pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). A informação é do diretor de Trânsito e Circulação da EPTC, Carlos Pires, que, no entanto, não deu prazo para conclusão dos estudos. Pires acrescentou que, até que haja uma decisão final sobre a instalação de um redutor de velocidade, será feito um reforço na sinalização do local.

O pedido de instalação de mais uma lombada ou pardal na via foi feito à Comissão de Urbanização, Transportes e Habitação (Cuthab) da Câmara Municipal de Porto Alegre, que intermediou a reunião desta terça-feira (1º/11) entre a comunidade e a EPTC. Conforme Gilberto Siqueira, morador e comerciante da região, são cada vez mais frequentes os acidentes na avenida por causa do desrespeito à sinalização e do excesso de velocidade dos veículos. "A sinaleira para pedestres não é respeitada", disse Siqueira, lembrando que há uma escola próxima, o que cria riscos constantes para os estudantes.

Após ouvir os relatos da comunidade, o presidente da Cuthab, vereador Pedro Ruas (PSOL), disse ter convicção de que a EPTC vai instalar um redutor de velocidade no local. O vereador Engenheiro Comassetto (PT), que propôs a reunião, sugeriu que o Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) e a Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) também façam inspeção na via, já que alagamentos e um provável erro de projeto em uma curva da avenida estariam contribuindo para os acidentes. "Seria importante que a EPTC fizesse um trabalho educativo na região, com a presença de fiscais de trânsito para orientar os pedestres e multar os motoristas infratores", acrescentou Comassetto.

Participaram da reunião também representantes do Corpo de Bombeiros, DEP e Smov e os vereadores Paulinho Rubem Berta (PPS), Elias Vidal (PPS), Nilo Santos (PTB) e Alceu Brasinha (PTB).

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)