Plenário

Aprovada a criação do Programa Cultura Cidadã

  • Movimentação de plenário
    Movimentação de plenário (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereador Marcio Bins Ely na tribuna
    Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
A Câmara Municipal aprovou na sessão de hoje (23/10) projeto de lei que institui o Programa Cultura Cidadã em Porto Alegre. A proposta, de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT), visa a incentivar pessoas jurídicas e naturais a adotarem instituições culturais municipais, como bibliotecas, centros e casas culturais, museus e teatros. Junto com o projeto, também foram aprovadas a emenda 1, a subemenda 1 à emenda 1 e a emenda 2.

Os participantes do projeto terão os objetivos de proteger e otimizar o acervo, além de introduzir novas tecnologias e fazer a manutenção do espaço adotado, por meio de contribuições financeiras ou doações. Na entrada do local, poderá ser fixado um cartaz com o nome do adotante.

Para o vereador, as manifestações culturais da cidade devem ser conservadas em benefício das novas gerações. "Trata-se de uma oportunidade de os empresários tomarem iniciativas que efetivamente concorram para a preservação da história, das artes, da arquitetura e de toda e qualquer forma de manifestação cultural rio-grandense, com evidente contrapartida na forma de publicidade institucional", afirma Bins Ely na exposição de motivos do projeto.