Aprovada a Política de Prevenção e Combate ao mosquito da dengue
Projeto inclui também no calendário oficial da Capital Dia D de Prevenção
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou em sessão extraordinária realizada, na tarde desta segunda-feira (19/12), projeto de lei do legislativo nº 027/16, de autoria do vereador Delegado Cleiton (PDT), que dispõe sobre a criação da Política de Prevenção e Combate ao Mosquito Transmissor da Dengue, do Vírus Zika e da Febre Chikungunya na Educação, e inclui no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município de Porto Alegre a efeméride Dia D de Prevenção e Combate ao Mosquito Transmissor da Dengue, do Vírus Zika e da Febre Chikungunya na Educação Municipal.
Conforme o proponente, o projeto de lei tem por objetivo criar, a partir das crianças da cidade, uma consciência cidadã da importância do combate e da prevenção ao mosquito aedes aegypti e demais enfermidades. “O combate ao mosquito aedes aegypti passa diretamente pela necessidade de eliminação de seus focos e é responsabilidade de todos, poder público e população em geral. Como legisladores, é nosso dever buscar e propor formas de combate ao mosquito transmissor da dengue, do vírus zika e da febre chikungunya, contribuindo para a melhoria da saúde pública no Município de Porto Alegre”, garantiu, Cleiton.
Ainda segundo o vereador, “considerando que muitas pessoas proíbem que os agentes de combate a endemias atuem no interior de suas propriedades ou residências, esta proposta contribui para que as crianças possam ser multiplicadoras deste assunto em seus lares e em suas comunidades”, afirmou Cleiton.
Emenda
Foi aprovada também a Emenda nº 01 ao projeto, de autoria do vereador Rodrigo Maroni (PR), que pretende excluir o artigo 1º do projeto de lei em questão (PLL 027/16), e os artigos 3º e 5º.
Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12088)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)