Aprovado projeto que cria a Semana do Taekwondo na Capital
A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, na tarde desta quinta-feira (23/4), projeto de lei que inclui a Semana do Taekwondo no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município. O evento será realizado na semana que incluir o dia 20 de julho. O projeto é de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT).
De acordo com o vereador proponente, a modalidade de arte marcial denominada taekwondo vem se destacando pelo aumento no número de adeptos. Se formos traduzir a palavra taekwondo, veremos que ela significa caminho dos pés, das mãos e do espírito, mostrando que o seu pilar está no equilíbrio entre o espírito e o corpo. Com base nessa filosofia, o taekwondo Songahm que, muito mais do que uma modalidade de luta, é a busca de um equilíbrio de espírito visa ao bem-estar da pessoa em meio à sociedade, o qual apenas é alcançado por meio de valores morais e sociais que contribuem para o bem-estar daquele que prática tal arte marcial, destaca.
Com sua filosofia, o taekwondo Songahm chega ao Brasil, onde, segundo o autor do projeto, houve um crescimento dessa arte marcial. Destacam-se os benefícios que a modalidade traz para o praticante, como melhor atenção, humildade e autocontrole.
Origem
Como figura principal do taekwondo, temos o grão-mestre Haeng Ung Lee. Nascido na China, em 20 de julho de 1936, Lee serviu ao exército chinês, no qual se aposentou em 1953. Após sua aposentadoria, abriu escolas de sua arte marcial na Base Aérea de Osan. Em 1962, o grão-mestre foi para os Estados Unidos da América, atuando como instrutor, onde, em 1969, fundou a American Taekwondo Association (ATA).
Lee desenvolveu a modalidade de taekwondo, denominando-a Songahm, com a Fundação da ATA nos Estados Unidos da América. Depois, ao longo dos anos, várias escolas de artes marciais adotaram a ATA como base de seus ensinos, a qual afirmava que o ponto perfeito para o chute do lutador seria alcançado quando a pessoa encontrasse o equilíbrio entre a mente e a força.
Texto: Mariana Kruse (reg. prof. 12.088)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)