Plenário

Aprovado projeto que permite pagar ônibus com PIX

  • Projetos do Executivo tratam do transporte público
    O cartão é utilizado para o pagamento de passagens de ônibus (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Movimentação de Plenário. Vereador José Freitas concede entrevista para a Tv Câmara.
    Vereador José Freitas (Republicanos), autor do projeto de lei (Foto: Fernando Antunes/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou hoje (14/6) projeto de lei que institui o Sistema Colaborativo de Recarga do Cartão do Sistema de Transporte Integrado (TRI) no Município. O objetivo da proposta, apresentada pelo vereador José Freitas (Republicanos), é descentralizar os locais de recargas do cartão utilizado no transporte coletivo da Capital. Junto com o projeto foram aprovadas as emendas 01 e 02

Conforme o projeto, para sua implementação o Município estabelecerá parceria com qualquer estabelecimento registrado que desenvolva atividade econômica no município. Também será permitida a modalidade de PIX e Código Eletrônico QR para pagamento de passagens.

Facilidade para os usuários

José Freitas diz que a proposta facilitará o dia-a-dia dos usuários do Sistema de Transporte Público de Porto Alegre, pois permitirá a eles recarregar seu TRI em diversos locais. “No mesmo local em que se compra um jornal, um remédio, uma água mineral ou um sanduíche, se paga uma conta ou se faz uma aposta numa loteria, o cidadão já poderá recarregar seu cartão do TRI”, afirma. O vereador lembra que há unidades móveis da Associação de Transportadores de Passageiros (ATP), onde é possível carregar o TRI, mas a maioria dos usuários desconhece tal modalidade.

Na opinião de José Freitas, as parcerias propostas com diversos estabelecimentos não interferem na administração e não gerarão custos adicionais além daqueles já existentes para manter a recarga do TRI. “Tal sistema, posto em prática, agilizará a vida de quem utiliza o Sistema de Transporte Público de Porto Alegre”, diz. “Certamente a possibilidade de recarregar o cartão do TRI em todas as suas modalidades será um atrativo que trará mais movimento aos estabelecimentos parceiros.”