Aprovados em concurso da prefeitura reivindicam nomeação
A Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana (Cedecondh), da Câmara Municipal de Porto Alegre, recebeu nesta terça feira (09/07) dezenas de técnicos de enfermagem, Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e representantes do governo municipal. A pauta da sessão foi o concurso público para o cargo de técnico de enfermagem ocorrido no ano de 2011, promovido pela prefeitura de Porto Alegre, no qual foram classificados 2.951 inscritos. Desses candidatos, foram chamados apenas 231. João Ezequiel Silva, diretor administrativo do Simpa, criticou o fato da Saúde Municipal fazer contratos temporários para esta categoria, conforme editais lançados nos últimos meses.
De acordo com Michele Ávila, presidente da comissão dos concursados, no dia 12 de março na Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) da Câmara Municipal, o secretário da Saúde, Carlos Casartelli, disse que estava tramitando na Prefeitura Municipal o processo encaminhado pela Secretaria Municipal de Saúde que criava 106 cargos de técnico de enfermagem no Município. Isso não aconteceu, e hoje estamos aqui para saber a justificativa do arquivamento do projeto, destacou.
Na discussão sobre a questão do concurso para técnicos de enfermagem trazida à comissão, o secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Jorge Cuty, disse que o projeto será enviado até o dia 19 de julho para a Câmara Municipal de Porto Alegre. As cinco vagas de técnicos de enfermagem que estão abertas devido a aposentadorias podem ser preenchidas imediatamente", salientou.
No final da reunião, a presidente da Cedecondh, vereadora Fernanda Melchionna (PSOL), encaminhou e fez um apelo aos integrantes do governo municipal para que o projeto seja enviado para a Câmara Municipal antes do dia 19 de julho, devido ao recesso parlamentar, e elogiou a mobilização dos concursados. A presença de vocês aqui fez com que viesse a data do dia 19. Se vocês não se mobilizassem, talvez em 2014 este projeto chegaria na Casa, disse.
Texto: Guga Stefanello (reg.prof. 12.315)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)