Comissões

Aprovados oito novos projetos pelo processo de Apreciação Terminativa

Distribuição de pareceres e votação do parecer ao PLE 007/17.
Alguns projetos de lei e Indicações são apreciados e votados nas comissões (Foto: Henrique Ferreira Bregão/CMPA)

Foram aprovados, no âmbito das comissões permanentes da Câmara Municipal de Porto Alegre, pelo processo de Apreciação Terminativa, os seguintes projetos de lei e Indicações ao Executivo:

ESCOLAS – Do vereador José Freitas (PRB), o qual sugere ao Poder Executivo que as escolas públicas da rede municipal, ao executarem o Hino Nacional Brasileiro e o Hino Rio-Grandense, executem também o Hino Porto Alegrense. Conforme destaca a proposta: "o hino oficial de Porto Alegre contribui para a perpetuação da história da Capital".  

ACESSIBILIDADE - Do vereador José Freitas (PRB), que propõe ao Poder Executivo a criação da Central de Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais Libras e Guias Intérpretes para Deficientes Auditivos e Surdos-cegos. O projeto busca ampliar a inclusão social de grupos da sociedade que vivem de forma isolada, conforme o vereador. "Destaca-se a situação dos surdos e surdos-cegos por ser uma das mais complexas e emergenciais, uma vez que não possuem a visão e audição dependendo integralmente do atendimento presencial de um guia-Intérprete devidamente treinado e especializado neste tipo de auxílio em comunicação específica”.

SEGURANÇA – Proposta de Reginaldo Pujol (DEM), que sugere que a Brigada Militar realize policiamento ostensivo no entorno do bairro Centro Histórico de Porto Alegre, durante os finais de semana e feriados.  A justificativa é aumentar a segurança da população de moradores e visitantes. “Em finais de semana e nos feriados, o policiamento ostensivo, atribuição da Brigada Militar, não se faz notar pela população, criando uma sensação de insegurança, que muitas vezes se traduz em realidade, com assaltos e pungas em várias partes do chamado Centro Histórico”, destaca Pujol. 

SEGURANÇA II – De Aldacir Oliboni (PT), que sugere ao Governo do Estado a regulamentação e efetivação da Lei Estadual 14.682, de 22 de janeiro de 2015, a qual estabelece a Política Estadual Sobre Pessoas Desaparecidas no Rio Grande do Sul. “Em tempos onde desaparecem cerca de 50 mil crianças e adolescentes no país e há hoje 250 mil casos não solucionados, não há motivos para que esta Lei não seja efetivada”, justifica o vereador. 

SEGURANÇA III – Que propõe ao Governo Municipal ser realocada a dotação orçamentária para gastos com segurança em unidades básicas de saúde, da Secretaria Municipal de Saúde para a Secretaria Municipal de Segurança. Para Comandante Nádia (PMDB), autora do projeto, a realocação de recursos é necessária devido a maior capacidade da Secretaria Municipal de Segurança em gerir recursos e medidas destinadas a esta área: "é possível melhorar a segurança oferecida para servidores e para a população atendida". 

ACESSIBILIDADE II – Sugere que seja criado no Poder Executivo Municipal o Cargo de Intérprete de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais. A proposta, Paulo Brum (PTB), destaca os direitos das pessoas com deficiência física, orgânica ou sensorial, definidos na Constituição Federal. “Em face da necessidade de aprimorar os serviços e ações que buscam melhorar as oportunidades e condições de acessibilidade para as pessoas que têm grandes dificuldades e prejuízos de audição, é que apresento a presente proposta”, argumenta o vereador. 

SAÚDE – De Elizandro Sabino (PTB), que sugere ao Governo Municipal a criação do cargo de Motossocorrista, vinculado à Secretaria de Saúde – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. O vereador destaca que estudos comprovam que as chamadas motolâncias podem chegar, em média, de 3 a 5 minutos mais rápido que equipes de ambulância. Além disso, Sabino ressalta que o serviço vem sendo utilizado em diversos municípios do Brasil, e inclusive, cidades gaúchas. “Não podemos deixar nossa capital sem este serviço que já comprovou sua eficácia e relevância”, defende Sabino. 

CONSUMIDOR – Sugere ao Governo Municipal que o consumidor em debito com o DMAE, em dificuldade financeira momentânea, mediante comprovação, possa parcelar o débito em quantidade e valores possíveis de serem adimplidos juntamente com o valor do consumo mensal. De autoria de Moisés Maluco do Bem (PSDB), a proposta consiste em viabilizar oportunidade aos cidadãos em dificuldades financeiras a quitarem seus débitos, bem como possibilitar ao DMAE reaver créditos de difícil recuperação.

TERMINATIVASEstá em vigor na Câmara Municipal de Porto Alegre novo procedimento regimental que permite a aprovação, no âmbito das comissões permanentes da Casa, de projetos de lei que versem sobre a inclusão de efemérides no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município e de eventos no Calendário de Eventos, bem como no Calendário Mensal de Atividades de Porto Alegre. Também podem ser aprovadas pelas comissões propostas relativas à Declarações de Utilidade Pública e à concessão de premiações, com a exceção de títulos de Cidadão de Porto Alegre e de Cidadão Emérito de Porto Alegre.

Essa prática foi facultada pelo projeto de emenda à Lei Orgânica do Município, apresentado pela Mesa Diretora da Casa. A chamada Apreciação Terminativa considera aprovados projetos de lei de vereadores, referentes aos atos acima citados, sempre que receberem parecer favorável nas comissões a que estiverem submetidos. Exceção haverá quando houver, na comissão, requerimento para que a proposta seja encaminhada ao plenário da Câmara Municipal.

Textos: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)