Consciência Negra

Arte e cultura destacadas como instrumentos de cidadania do povo negro

Heróis da Liberdade: Porto Alex apresentou canção Foto: Elson Sempé Pedroso
Heróis da Liberdade: Porto Alex apresentou canção Foto: Elson Sempé Pedroso

Com o tema Arte, Cultura e Cidadania do Povo Negro, foi aberta na tarde desta quarta-feira (14/11) a 28ª Semana da Consciência Negra e de Ação Antirracismo da Câmara Municipal de Porto Alegre. “Os negros espalharam sua cultura por todo o Brasil”, destacou o servidor legislativo Carlos Renato Pereira Rodrigues ao fazer uma reflexão no início das atividades no Auditório Ana Terra. Também marcou a cerimônia a participação do compositor e cantor Porto Alex, que apresentou ao violão e cavaquinho a canção Heróis da Liberdade.

“Nós, os negros, sabemos o quanto é difícil conquistar um espaço. Mas estamos conseguindo”, afirmou o servidor do Legislativo municipal Romeu Costa, coordenador da 28ª Semana da Consciência Negra. “Fazemos isso para que tenhamos uma vida sem diferenças raciais e sociais”, completou. O pronunciamento de Costa foi acompanhado por autoridades, representantes de movimentos sociais do povo negro, alunos de sexta e oitava séries da Escola Estadual de Ensino Fundamental Brigadeiro Silva Paes, do Alto Teresópolis, e por alunos do Projeto Cultural da Vila Tronco.

A cerimônia teve ainda a presença de Franquilina Marques Cardoso, presidente do Grupo Multiétnico de Empreendedores; de Clóvis André Silva, coordenador-geral do Gabinete Municipal de Políticas Públicas para o Povo Negro; do secretário estadual de Cultura, Luis Antônio de Assis Brasil; e de Jeanice Dias Ramos, do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul. A 28ª Semana da Consciência Negra prosseguirá até a próxima terça-feira, 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

28ª Semana da Consciência Negra e de Ação Antirracismo
Programação

16/11 – Sexta-feira

Das 19 às 22 horas - Palestra com Mestre Gavião: A Capoeira na Escola através da Lei 10.638/03; debate do Pró-Capoeira e mesa-redonda com mestres de capoeira do Interior e Mestre Índio, da Bahia.
Atividade da Liga Regional de Capoeira do RS
Local: Teatro Glênio Peres, da Câmara

17/11 – Sábado
Das 9 às 12 horas
– Oficinas de Capoeira com Mestre Índio, e de Capoeira Angola, com Marcio Estefani Vianna; palestra e oficina regional Arte, Cultura e Cidadania do Povo Negro na Capoeira, com Alexandro Ribeiro.

Das 14 às 21 horas – Palestra: Capoeira por Políticas Públicas, com Mestre Soneca; apresentação de Capoeira e bate-papo com os mestres.
Atividades da Liga Regional de Capoeira do RS
Local: salas 301 e 303 da Câmara

Das 14 às 17 horas – Abertura de Maria Elaine Rodrigues e apresentação de Antonio José Marques (poema Navio Negreiro, de Castro Alves); oficina de interação com Nilce Maria Rodrigues, Claudio Rodrigues Espindola, Adriana Xaplin e Nara Oliveira Soares; performance de Ida Marques.
Atividades do Mocambo
Local: Auditório Ana Terra, da Câmara.
 
Dia 18/11 – Domingo
Das 12 às 20 horas – Roda de samba; desfile do Bloco Ali Bebeu e os 40 Bebuns.
Atividades da Associação Fênix
Local: Avenida Adelino Ferreira Jardim, 237, Bairro Rubem Berta.

Das 14 às 17 horas - Exposição de acervo cultural e fotos de pintores negros; oficina de penteados com Neusa Vitória Marques; oficina de artesanato com Helena dos Santos; desfile de roupas afros; apresentação do Grupo de Capoeira de Mestre Ivonei; roda de contação de história afro-brasileira com a educadora social Jane Teresinha Pereira.
Atividades da Associação Haja Luz e Biblioteca da Nova Chocolatão
Local: Vila Novo Chocolatão (Avenida Protásio Alves, 9000), Bairro Morro Santana.

Das 17 às 20 horas - Seminário Arte, Cultura e Cidadania. Painelistas: Sirmar Antunes, Jovita Beatriz da Cunha, Rosângela das Neves Teixeira, Vera Costa e Silvio Aquino e Jeanice Dias Ramos; entrega de troféus a Antônio Carlos Côrtes, Onira Pereira e Adão Alves de Oliveira (Lelé).
Atividade da Ajuceprgs
Local: Plenário Otávio Rocha, da Câmara.

19/11 – Segunda-feira

Das 15 às 16h30min - Exposição do acervo cultural e de fotos de pintores negros; roda de contação de história afro, com Jane Teresinha Pereira.
Atividade da Associação Haja Luz
Local: Escola Estadual de Ensino Fundamental Ana Íris do Amaral (Avenida Mário Meneguetti, 1000, Bairro Protásio Alves.

Das 15 às 18 horas - Palestra: Arte, Cultura e Legado do Povo Negro, com Antonio Carlos Paz; apresentações musicais do Grupo Afro Tchê e  convidados (reggae, samba-reggae, funk, hip hop e samba-enredo)
Atividade do Afro Tchê
Local: Escola Municipal de Ensino Fundamental Antonio Giudice (Rua Dr. Caio Brandão de Melo, s/nº, Bairro Humaitá)

Das 18h30min às 21h30min – Palestra: Jovens Negros de Sucesso – Através da Arte e da Cultura; mostra de artesanato e entrega do Troféu Ganga Zumba; mostra de culinária; show do Grupo Novo Styllo.
Atividade da Amavtron.
Local: Amavtron (Rua Caixa Econômica, 605/633, Bairro Santa Tereza

Das 19h30min às 21h30min - Apresentação de cantos em Ioruba, com Verinha Russo e coral; apresentação teatral com Sirmar Antunes – Vindos dos navios negreiros; show de Heleno Goulart (percussão); solo com Jorge Cidade (saxofone); debate sobre preconceito, com Ney Ortiz e rapper Duda.
Atividade da Associação Cultural Raízes D’África Mundi
Local: da Associação (Rua Frederico Etzberge, 824, Bairro Nonoai)

Dia 20 de novembro – Terça-feira
19 horas
– Sessão solene para a entrega do Troféu Deputado Carlos Santos.
Local: Plenário Otávio Rocha

Exposições
De 19 a 25/11 – Mostra de banners do Grupo de Trabalho Angola Janga: 24 anos de Lutas para o Desenvolvimento da Arte, Cultura e Cidadania do Povo Negro.
Atividade do Angola Janga
Local: saguão do Plenário Otávio Rocha, da Câmara

De 19/11 a 7/12 – Mostras de pintura (Câmara)
- Pelópidas Thebano, no T Cultural Tereza Franco
- J. Altair, no saguão do Salão Adel Carvalho
- Leandro Machado, no mezanino do 3º piso
- Ramon Alejandro Velazco, na Galeria Clébio Sória
Curadorias: Vinícius Vieira e Adriana Xaplin.
Visitação: das 9 às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 9 às 16 horas, às sextas-feiras.

Texto:   Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
            Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)