Exposição

Artistas propõem reflexão sobre o racismo no futebol

Obras tratam do cotidiano futebolístico Foto: Desirée Ferreira
Obras tratam do cotidiano futebolístico Foto: Desirée Ferreira (Foto: Desire Ferreira/CMPA)
O Negro e o Racismo no Futebol é a exposição montada até 11 de julho na Galeria Clébio Sória, da Câmara Municipal de Porto Alegre (Avenida Loureiro da Silva, 255, térreo). Com curadoria de Ney Ortiz, ex-jogador profissional, a mostra é composta de trabalhos de pintura, escultura e fotografia de 12 artistas que pretendem chamar atenção para os frequentes casos de discriminação racial nos estádios e propor uma reflexão sobre o preconceito.

As obras exibem cenas do cotidiano futebolístico, como o sonho dos meninos de ser jogador, as lágrimas de uma mãe que chora ao ver o filho sair tão cedo de casa e atletas dentro de campo. “Por ocasião da Copa do Mundo, resolvi montar esse time de guerreiros da arte para combatermos juntos o racismo no futebol através de nossas ideias”, afirma Ney Ortiz. Além do curador, participam do evento 11 artistas: Verinha Russo, Zé Dirceu, Paulo Correa, Mc Dudah, Valdir Santana, Jaci, Maia, Laura Barbosa, Edilaine Dutra, João Erli e Jordano Alves.

Com apoio do gabinete do vereador Delegado Cleiton (PDT) e do Memorial da Câmara, a mostra pode ser visitada das 8h30min às 18 horas, de segundas a quintas-feiras, e das 8h30min às 16h30min, nas sextas-feiras, com entrada franca. Nesta segunda-feira, dia 30 de junho, em função do jogo da Copa na Capital, não há visitação à tarde. Informações: (51) 3220-4187.

Texto: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)