Assembleia Legislativa faz homenagem a João Dib
O vereador João Antônio Dib (PP), no exercício de seu décimo mandato como vereador de Porto Alegre, recebeu, na tarde desta quarta-feira (21/11), da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul a Medalha Mérito Farroupilha. Proposta pelo deputado Frederico Antunes (PP), a distinção foi conferida no Salão Júlio de Castilhos, em cerimônia prestigiada por vereadores, deputados, e representnates dos governos municipal e estadual, além de dezenas de amigos do homenageado.
Antunes justificou a homenagem, aprovada por unanimidade, citando feitos do vereador Dib quando prefeito, secretário municipal de diferentes pastas e como parlamentar. O deputado citou "a altivez de espírito, a generosidade como ser humano, a grandeza como homem público e a solidáriedade", como alguns fatores que o distinguem na vida pública. "Além de tantas outras realizações que justificam esta homenagem", completou.
Dib, com 56 anos de vida pública, emocionado, agradececeu e disse que "chegou a hora de parar", referindo-se ao encerramento de sua carreira política no final desse ano. Observou ainda que sua vida pública se encerra,"mas não deixo de ser político e não me afasto da coletividade de forma nenhuma, ressaltou, ao lembrar que estará sempre disponível para colaborar. Ao finalizar sua manifestação, o homenageado saudou os presentes, com sua conhecida frase: saúde e paz.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal (PMDB), afirmou a sua admiração a João Dib, classificando-o como um exemplo de homem público. O presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Zacher (PDT), ao parabenizar Dib, revelou consider o parlamentar "uma unanimidade no setor político". Zacher agradeceu pelo exemplo e aprendizado que Dib oferece a todos os cidadãos gaúchos.
João Antonio Dib
Nascido em 24 de julho de 1929 em Vacaria, Dib está no exercício do 10º mandato na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, onde é lider do Partido Progressista e, desde 2010, líder do governo. Formado em Engenharia Civil em 1956 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, é servidor inativo do município no cargo de engenheiro.
Foi prefeito de Porto Alegre (1983/1985), secretário municipal de Administração, Obras e Viação, do Governo e dos Transportes, além de diretor-geral do Departamento Municipal de Água e Esgotos.
Vereador mais antigo em exercício na Câmara de Porto Alegre, Dib foi idealizador da implantação do primeiro planejamento de transporte coletivo de Porto Alegre em 1963, da taxa de iluminação temporária e das áreas de estacionamento com parquímetros em 1971, da Lei do Silência em 1972, e do Código de Posturas Municipais aprovado em 1974.
Ao longo de sua vida pública, recebeu vários títulos honoríficos e homenagens, entre os quais Melhores Vereadores pela Revista Veja em 1990, Mérito Político do Prêmio Líderes e Vencedores pela Federasul e Assembleia Legislativa em 1995, e Cidadão Emérito de Vacaria em 2006.
Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Leia também:
João Dib recebe homenagem pelos 41 anos de vereança