Assinados convênios para qualificar quadro funcional
Qualificação profissional dos servidores da Casa foi a meta estabelecida em solenidade de assinatura dos convênios entre a Câmara Municipal de Porto Alegre, através da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, e a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o Instituto Brasileiro de Gestão de Negócios (Ibgen), na manhã desta quarta-feira (12/3).
"Precisamos modernizar a máquina pública em favor do cidadão", explicou o presidente do Legislativo municipal, vereador Sebastião Melo (PMDB). O Legislativo fez muito bem ao criar a Escola. Agora temos que produzir cursos para os funcionários, o que contribuirá para a cidade como um todo", acrescentou.
O diretor da FGV de Porto Alegre, Edison Ferronatto, lembrou que a Fundação atua desde 1944 e atualmente está presente em quase todos os estados. "A FGV detém excelência de ensino na área pública, comprovada por sua história, e trará para o quadro de servidores da Câmara ferramentas modernas de gestão pública".
Sílvio Ceroni, diretor geral do Ibgen, destacou que o próximo passo "é mapear as demandas e construir um planejamento, que, apesar dos poucos recursos, resultará em ações de melhorias".
A qualificação se dará a partir da concessão de descontos em cursos oferecidos por estas instituições - nas matrículas e mensalidades. A Escola do Legislativo Julieta Battistioli fará o encaminhamento dos interessados, e os descontos podem chegar à 40%. Os conteúdos ministrados estarão voltados principalmente à administração e gestão pública.
Nos próximos dias, a Câmara Municipal, também através da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, firmará convênio com a Escola de Gestão Pública da Prefeitura de Porto Alegre, com a Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul (FMP/RS) e com a Escola de Gestão e Controle Francisco Juruena do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul.
Também estiveram presentes na solenidade os vereadores Maria Celeste (PT), conselheira da Escola do Legislativo Julieta Battistioli, João Carlos Nedel (PP) e Ervino Besson (PDT).
A Escola
Criada em 13 de setembro de 2007, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli tem como propósito a formação de um novo modelo de gestão pública, atuando na qualificação e aperfeiçoamento profissional de servidores, seus dependentes e vereadores.
Giovana Rigo, diretora da Escola, ressaltou a importância da assinatura destes convênios e de outros que estão previstos no calendário. "Pretendemos, com os convênios, oferecer aos funcionários, seus dependentes e vereadores, a qualificação nas áreas ligadas ao Legislativo municipal, contribuindo para o aprimoramento dos processos e procedimentos legislativos", salientou.
Saiba mais sobre a Escola do Legislativo Julieta Battistioli
Taidje Gut (reg. prof. 13614)