Água

Audiência Pública debate aproveitamento hidroviário do Guaíba

  • Porto Alegre, Zona Sul, estádio Lago Guaíba, Morros da Capital, Parques, Transporte Hidroviário, Barco, Jockey Club do Rio Grande do Sul. SFCMPA.
    Propostas envolvendo utilização da orla do Guaíba foram tema de audiência nesta quinta à noite (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)
  • Audiência Pública para debater sobre o projeto de aproveitamento hidroviário do Guaíba.
    Vereador é o autor dos dois projetos debatidos na audiência (Foto: Jeannifer Machado)

A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou, na noite desta quinta-feira (6/5), Audiência Pública virtual para debater o PLL 116/18 e o PLCL 024/18, ambos de autoria do vereador Moisés Barboza (PSDB), que têm como tema o aproveitamento hidroviário do Guaíba. O encontro foi conduzido pelo presidente do Legislativo, vereador Márcio Bins Ely (PDT), e teve a presença de mais de 80 pessoas. 

Proposições

Moisés Barboza iniciou a audiência agradecendo a presença dos participantes, interessados em uma conexão responsável e sustentável entre a cidade e o Guaíba. "A partir de críticas sobre o não aproveitamento do Guaíba, buscamos estudar no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental, a ausência de previsibilidade da questão hidroviária e a ausência de uma política municipal que nos faça sonhar com uma Porto Alegre que tenha desenvolvido seu potencial hidroviário", disse o vereador.

Leandro Ávila, assessor jurídico, falou que não havia regramento das potencialidades de serviços, negócios e a possibilidade da população aproveitar o potencial hidroviário junto ao Guaíba. “Fizemos a estrutura do projeto de lei de forma técnica e equilibrada. Foi feito um estudo com proposições claras e objetivas para o desenvolvimento econômico da cidade, respeitando diretrizes legais”. Ratificou que o projeto trata da ocupação do trecho da orla junto à lâmina d’água do Guaíba e que esta matéria é de interesse local, de Porto Alegre, e explicou que as Áreas de Proteção Permanente estão regulamentadas por lei federal.

Ioberto Banunas, consultor náutico, afirmou que os projetos possibilitam que a Capital tenha uma legislação voltada para as atividades de esporte e recreio, responsáveis por atrair o turismo. Destacou que, desta forma, é possível gerar um crescimento cultural, econômico e ambiental. Esclareceu que o objetivo das propostas é combater a privatização da orla e que Porto Alegre ingressa na democratização deste espaço. “A regulamentação é necessária para que os cidadãos usufruam do que pode ser oferecido pelo Guaíba”. Segundo ele, os trapiches e atracadouros não devem realizar abastecimento e, por isso, não geram poluição ambiental, sonora e visual, além de não gerar resíduos. 

Vereadores

Mari Pimentel (Novo) salientou que é entusiasta do Guaíba e que a proposição tem potencial de integração da cidade com o rio-lago, “com a possibilidade de usar os 70 km da orla com sustentabilidade e desenvolvimento econômico para a cidade, com mais liberdade e aproveitamento para o transporte e o esporte”. Disse que quando morou na Nova Zelândia, percebeu a maior interação das cidades com o meio náutico. 

Karen Santos (PSOL) apresentou questionamentos levantados pela assessoria jurídica do seu mandato. Afirmou que o Guaíba é um bem público e que as discussões não deveriam ser restritas à Câmara Municipal de Porto Alegre, considerando que outros municípios envolvidos deveriam participar do debate, com a inclusão da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em relação à emenda apresentada pelo ex-vereador Ricardo Gomes, a vereadora contesta a adequação à Lei de Liberdade Econômica, pelo projeto se tratar de interesse público.

Mateus Gomes (PSOL) disse que o Guaíba precisa ser discutido de forma global, ressaltando a importância da participação popular no debate. Segundo o vereador, os projetos apresentados não deixam explícito como se dará a fiscalização referente aos impactos ambientais causados pelas intervenções no Guaíba. Exaltou que o lago que é responsável por grande parte do abastecimento de água da cidade e também tem geração de empregos na cultura pesqueira. O vereador concorda que é preciso aproveitar o sistema hidroviário para práticas de lazer, esporte e transporte, desde que em harmonia com questões sociais e ambientais, para evitar impactos perceptíveis nos próximos anos.  

Entidades

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e membro do Instituto InGá, Paulo Brack ressaltou a necessidade de ações compatíveis com o rio e a preservação do meio ambiente. “Tivemos os programas Guaíba Vive e Projeto Pró Guaíba, trabalhamos para a conservação da paisagem natural de Porto Alegre e da preservação da orla, mas estas questões não continuaram”, lembrou. Disse que é importante ter atividades de lazer e navegação, mas que o projeto deixa margem para grande incentivo da supremacia econômica, quando deveria ter uma visão mais holística, com acompanhamento da população e discussão com a sociedade, para garantir que as pessoas tenham acesso ao Guaíba.

Membro da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan), Sílvio Jardim falou da preocupação com o meio ambiente e a orla, e que “o projeto alija o debate porque não há preocupação com anuência aos serviços que propõe, e pode suscitar inconstitucionalidade”.  Disse que rios e lagos, navegáveis, são bens públicos de uso comum e, portanto, propriedade do Estado, incompatíveis com o tratamento de liberdade econômica para os fins propostos. 

O presidente do Comitê de Gerenciamento do Lago Guaíba (um dos 25 comitês de bacia, que reúne 14 municípios, incluindo a Capital), Valery Pugatch, lembrou que o Guaíba recebe as águas de, aproximadamente, um terço do estado. “É uma bacia de recebimento de águas que são utilizadas pela população, esgotos, mineração, agropecuária, que passam por aqui e nos municípios da região metropolitana. E todo este manancial se dirige para a Lagoa dos Patos”. Falou que o Comitê de Bacias executa política de recursos hídricos, e tem como objetivo preservar e manter o sistema de proteção a inundações da região metropolitana. Afirmou que “o Comitê quer fazer parte, com outras instituições, das decisões relacionadas com a gestão do Guaíba, daqui pra frente”.

O professor e pesquisador do Centro de Estudos de Geologia Costeira e Oceânica (da UFRGS) Elírio Toldo Júnior disse que a instituição tem uma base de dados e estudos que contemplam: descarga líquida e sólida, taxas de assoreamento, tempo de residência da água na Lagoa dos Patos e no Guaíba. Afirmou, também, que há informações sobre contaminação de condimentos do fundo, principalmente do Guaíba, assim como estudo da taxa de contaminação, com dados físicos e químicos, “e que coloca à disposição da Câmara e de quem tiver interesse, porque são dados públicos”, ratificou.

Considerações finais

Moisés Barboza disse que muitos dos questionamentos apresentados durante a audiência pública fogem do escopo das propostas que tramitam no Legislativo. E que as emendas apresentadas para os projetos passam pela Comissão de Constituição e Justiça e pela Procuradoria-Geral da Câmara. "Temos uma proposição que trata somente do que compete ao vereador e ao município, que é o encontro da terra com a lâmina de água, ou seja, somente a nossa orla. Esta conexão precisa respeitar a constitucionalidade e a legislação ambiental precisa ser cumprida", finalizou. 

Participaram também os vereadores Gilson Padeiro (PSDB) e José Freitas (Republicanos); o arquiteto Marcelo Alê; e os velejadores Alexandre Hartmamm, Guilherme Paradeda e João Pedro Wolff. 

Texto

Glei Soares (reg. prof. 8577)
Liziane Cordeiro (reg. prof. 14176)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)