Bairro Costa e Silva pede apoio do Legislativo para construção de nova UBS
Comunidade quer desafetação de área em praça para que GHC faça novo posto de saúde
Representantes da Sociedade Beneficente e Cultural do Bairro Costa e Silva, Darci Munhoz e Vicente dos Santos ocuparam a Tribuna Popular na sessão ordinária desta quarta-feira (18/5) da Câmara Municipal de Porto Alegre. Os oradores solicitaram que o Legislativo seja parceiro em reivindicação da comunidade de construção de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) para os moradores do bairro, a ser feita na Praça Nelson Marchezan pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Para a obra, parte da área deve ser desafetada pelo Município.
Conforme Munhoz, que também é coordenador local de saúde da unidade do GHC, o atual posto de saúde que atende os moradores do Costa e Silva está instalado em prédio que foi construído para abrigar uma creche comunitária. “Não há mais condições de se fazer reparos, a edificação está em precárias condições”, afirmou. Munhoz disse ainda que o GHC pretende construir lá uma unidade de ponta que deverá funcionar como posto-escola na formação de profissionais para atendimentos de atenção primária.
Para a nova UBS, o GHC pede que sejam desafetados 2.500 metros de área da praça, segundo explicou Munhoz. O orador também lembrou que houve crescimento populacional no bairro, fato que também respalda a demanda apresentada. “Estamos aqui para pedir que os vereadores se posicionem a favor desta causa”, pediu Vicente dos Santos. “Temos que nos unir para termos uma vida mais saudável em todos os sentidos. Só temos uma vida, e é a que estamos vivendo agora”, afirmou ainda Santos em defesa do pedido.
PROJETO - O vereador André Carús (PMDB) informou aos representantes do Bairro Costa e Silva que a Comissão de Saúde e Meio Ambiente (Cosmam) deverá protocolar projeto de lei com vistas à desafetação da área solicitada pela comunidade para a construção da UBS. O vereador, que também é presidente da Cosmam, informou ainda ao plenário que a obra da nova unidade de saúde deverá ser feita pelo GHC com verbas federais, não havendo a necessidade de recursos do município.
APOIO - O vereador Airto Ferronato (PSB) manifestou apoio à reivindicação. “Será uma conquista importante para o bairro”, considerou. Para o vereador, a área que seria destinada à construção da UBS é adequada e de fácil acesso. “A desafetação da praça, hoje, seria positiva para toda a cidade de Porto Alegre”, afirmou. Ferronato também se colocou à disposição da comunidade para auxiliar na demanda. “Vamos lutar lado a lado pela desafetação da área”, concluiu. (PE)
Texto: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Paulo Egídio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)