Audiência Pública

Bairro Mário Quintana quer construção do PSF

Vereadores Mauro, Celeste e Thiago na reunião de sábado no Mário Quintana Foto: Maria Helena Sponchiado
Vereadores Mauro, Celeste e Thiago na reunião de sábado no Mário Quintana Foto: Maria Helena Sponchiado

A Câmara Municipal de Porto Alegre promoveu no sábado (12/12) Audiência Pública no bairro Mário Quintana, na Escola Municipal Venceslau Fontoura, para debater o funcionamento dos Programas de Saúde da Família (PSF) na região. Conforme a vereadora Maria Celeste (PT), que presidiu a reunião, a comunidade está carente de um Posto de Saúde que atenda as pessoas necessitadas. Celeste lembrou também que existem outros problemas na região como a falta de limpeza das praças e de segurança nas escolas.

A audiência foi realizada à pedido da presidente da Associação dos Moradores Jardim Venceslau Fontoura, Magda Godoy. Segundo ela, o PSF existente na região está construído sobre um valão e quando chove as pessoas não conseguem chegar no local. Além deste problema também faltam medicamentos e o atendimento é de baixa qualidade. Mágda afirmou também que a comunidade está enfrentando, na área da saúde, a falta de enfermeiros, médicos especialista como pediatra e técnicos de enfermagem. Ainda segundo ela, a construção do PSF Venceslau Fontoura foi garantida na demanda do Orçamento Participativo de 2000 e até a presente data nada foi feita.

A representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e gerente da saúde distrital da Região Leste/Nordeste, Eliane Ferreira, informou que, com relação a colocação de um novo médico, vem tentando desde que o anterior se aposentou, mas não tem conseguido um profissional que queira trabalhar na região. "Agora, com a criação dos 100 cargos de médicos, vamos tentar novamente um chamamento". A construção do PSF não foi realizada ainda porque em 2000 foi garantida uma verba de R$ 180 mil reais e é necessário o dobro, e a SMS se comprometeu em completar o valor.

Outro problema que Elaine lembrou, é a falta de um terreno para a obra, o que existe é pequeno. A boa notícia, segundo ela é que o projeto para a execução da obra já está pronto, em fase do orçamento e a SMS se comprometeu em dar andamento à proposta.

Celeste acordou com a presidente da Associação que intermediará uma reunião com o secretário Municipal de Saúde, Eliseu Santos, para tratar especificamente da construção do PSF Venceslau Fontoura e, tão logo tenham uma resposta, levar para a comunidade.

Também participaram da audiência os vereadores Mauro Pinheiro (PT), Dr. Thiago (PDT), o representante do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU, Adelino Lopes Neto, e o representante da Secretaria Municipal de  Coordenação Política e Governança Local (SMGL), Rodrigo Kandrik, além de representantes das comunidades.

Regina Tubino Pereira (reg. prof. 5607)