Comissões

Biblioteca da Vila do Iapi pede apoio do Legislativo para reformas no prédio

Vereadores da Cece estiveram em visita ao local nesta terça-feira

  • Visita à Biblioteca Pública Professor Romano Reif.
    Acervo da Romano Reif está comprometido por problemas na infraestrutura do prédio (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Visita à Biblioteca Pública Professor Romano Reif. Na foto, a coordenadora da biblioteca Edina Fell e os vereadores Reginaldo Pujol e Tarciso Flecha Negra.
    Edina Fell explicou aos vereadores Pujol e Tarciso os problemas da biblioteca (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

A Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece), da Câmara Municipal de Porto Alegre, visitou a Biblioteca Pública Professor Romano Reif, na tarde desta terça-feira (5/12). A visita, proposta pelo presidente da comissão, vereador Tarciso Flecha Negra (PSD), foi agendada com o objetivo de verificar as condições do local, que fica na Vila do Iapi. Conforme constataram os vereadores, a biblioteca precisa de medidas urgentes de restauração. Logo na entrada da biblioteca, é possível constatar uma estrutura carente de reparos, como a fachada quase apagada, a grama alta na calçada e um cartaz com um apelo da comunidade pedindo por consertos no local.

Dentre as principais demandas, um pedido de poda de uma falsa seringueira – solicitada há um ano – é o problema mais emergente no momento. De acordo com Edina Fell, coordenadora da biblioteca, a solicitação de poda foi feita em abril de 2016, e até agora não obteve solução da prefeitura. 
Ao explicar que as árvores dos arredores não são nativas, Edina falou a respeito da infiltração das raízes no prédio, o que pode causar danos à estrutura. “Estão infiltradas no prédio e no asfalto. Ninguém resolveu até hoje”.

Também descontente com a ausência de órgãos públicos e a falta de investimento para resolução dos problemas, a professora Solange Furlametto, uma das articuladoras da comunidade em prol de melhorias do local e do Parque Alim Pedro, que fica em frente à biblioteca, se disse honrada com a vizinhança pelo empenho em manter o espaço cultural ativo. “Que esse movimento não fique só no movimento”, pediu.

Quanto às questões estruturais, Solange afirmou que a restauração se faz necessária para que diversos projetos e atividades possam continuar sendo viabilizados, assim como evitar a danificação de livros. “A biblioteca tem que existir na comunidade. A tecnologia não é tudo. A biblioteca tem sua magia”, defendeu. Durante a reunião, ela cobrou atitudes mais concretas do governo, defendendo a valorização da cultura, bem como a construção de uma rede de esforços para que se estabeleça uma força-tarefa diante do problema.

Parabenizando a mobilização dos moradores do bairro, a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Morgana Marcon, criticou a falta de verbas destinadas à área da cultura, que, conforme ela, é um setor que passa por um esvaziamento não só de recursos, mas também de pessoas que atuam no ramo. Em relação ao governo do estado, Morgana disse que está fazendo o que pode dentro dos limites orçamentários. “Há entraves burocráticos que fazem com que não se tenha uma solução rápida”. Ela também destacou a importância de uma biblioteca pública, que oferece conteúdo gratuito à população.  

Já Alexandre Weinmann, da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (Sedactel), esclareceu que o setor tem feito consertos emergenciais, mas que dependem também de outros setores municipais, como a questão da poda da árvore.  “Com o auxílio de todos podemos resolver este problema”. O chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), Adelar Marques, também demonstrou interesse em facilitar o processo das demandas solicitadas. “A pressão da sociedade é fundamental para resolver as coisas”. 

Também estiveram presentes as bibliotecárias Anelise Tolloti e Debóra Machado, representando a Secretaria Municipal da Educação. 

Vereadores 

Tarciso Flecha Negra ressaltou que a comissão se preocupa muito com a educação e esporte, e que está sempre atenta nos assuntos da cidade. "São coisas que devem ser preservadas". Segundo o vereador, o esporte e a educação formam o caminho para o respeito e formação do cidadão. "É importante ouvir o que a comunidade tem a dizer, para que possa ajudar a resolver os problemas", salientou, e completou: "É um compromisso como fiscal de Porto Alegre. Nós, vereadores, somos fiscais da cidade". 

Para o vice-presidente da comissão, Reginaldo Pujol (DEM), desagrada saber sobre problemas que para serem resolvidos, basta boa vontade. O vereador defendeu a poda da seringueira, e que o procedimento seja realizado da maneira mais rápida o possível. "Todos nós vamos ficar comprometidos com esta comunidade". 

Encaminhamentos

De acordo com os vereadores, todos as demandas recebidas durante a visita da Ccece serão encaminhadas ao Executivo para que providências sejam tomadas. Na reunião, foi entregue aos vereadores um abaixo-assinado para implantação de uma academia ao ar livre, no Parque Alim Pedro. A manifestação – feita também por usuários da biblioteca - já conta com 803 assinaturas.  

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)