Tribuna Popular

Bones pede apoio para evitar extinção dos jornais de bairro

Jornalista ocupou a Tribuna Popular Foto: Lívia Stumpf
Jornalista ocupou a Tribuna Popular Foto: Lívia Stumpf

Nos últimos sete anos, Porto Alegre perdeu 30 jornais de bairro, segundo informou o jornalista Elmar Bones na sessão desta segunda-feira (27/9) da Câmara Municipal. Premidos pelas dificuldades financeiras, apenas 13 desses veículos de comunicação continuam a circular na cidade, de acordo com Bones, que ocupou a Tribuna Popular para sugerir ao Legislativo que aprofunde o debate sobre a questão.  Diretor do Jornal Já, Bones discursou também em nome do Movimento Amigos da Rua Gonçalo de Carvalho.   

Bones destacou o papel fundamental dos jornais de bairro para a democracia e a circulação de informações de interesse da população. Lembrou que os periódicos de pequeno porte conseguem esmiuçar temas pelos quais a grande imprensa não se interessa. Segundo ele, esses veículos também são espaços formadores de jornalistas e fonte de empregos e renda.

Na opinião de Bones, o apoio do poder público contribuiria para a sobrevivência dos jornais de bairro. Dessa forma, segundo o jornalista, é de fundamental importância realizar o debate, a partir do qual seriam estabelecidas regras para essa ajuda. "Poderíamos ter 50 jornais de bairro; dizem que a qualidade desses veículos é fraca, mas é porque não há apoio", disse.

Os vereadores apoiaram a ideia de realizar um seminário sobre a situação dos jornais de bairro em Porto Alegre. Dois deles utilizaram os tempos de Liderança de seus partidos para comentar o pronunciamento de Bones. Airto Ferronato (PSB) defendeu que o poder público destine recursos de publicidade também para os jornais de bairro. Sofia Cavedon (PT) disse que a democratização do país passa pelo financiamento público da pequena imprensa.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

Ouça:
Jornais de bairro pedem apoio a vereadores