Qualidade

Câmara assina convênio com PGQP

Melo, Clênia e Gerdau assinaram convênio nesta segunda Foto: Elson Sempé Pedroso
Melo, Clênia e Gerdau assinaram convênio nesta segunda Foto: Elson Sempé Pedroso

A Câmara Municipal de Porto Alegre assinou na manhã desta segunda-feira (11/2) termo de cooperação com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Com isso a cidade torna-se a primeira capital do país cujo Legislativo desenvolve uma proposta de qualidade de gestão. Entre seus vários aspectos, o programa prevê o aprimoramento dos serviços, representando economia de tempo; otimização de recursos e maior agilidade em processos gerenciais.

A solenidade, realizada no Plenário Otávio Rocha, contou com uma palestra de Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho Superior do PGQP. O empresário destacou a importância da gestão para qualificação do serviço público ao afirmar que o PGQP implanta a tecnologia de gestão da qualidade. No Legislativo o processo será realizado com o conhecimento da Casa por intermédio do quadro funcional.

“Queremos uma melhor qualidade de vida para a população, com eficácia, para que a economia possa gerar recursos para atender outras demandas”, ressaltou Gerdau. Entre os objetivos do programa, a área governamental é uma das mais procuradas pelo PGQP, salientou. “Temos convicção que este ciclo será virtuoso”.

O presidente da Câmara e prefeito em exercício, vereador Sebastião Melo (PMDB), destacou que o PGQP será uma importante ferramenta de modernização do Legislativo. “A Casa dá um passo importante ao sinalizar a parceria com o PGQP, programa que tem credibilidade junto à diversas instituições públicas dos mais diversos partidos, o que mostra o sucesso do programa”, ponderou. Melo disse ainda que o sucesso do programa estará ligado à parceria com os funcionários da Casa.

No exercício da presidência da Câmara, a vereadora Clênia Maranhão (PPS) ressaltou os poderes locais e a responsabilidade em um novo momento político, e ponderou que parlamentares precisam enfrentar não só as temáticas do dia-a-dia: “Mas qualificar o trabalho interno, como o PGQP, e temos que trabalhar as questões das pessoas de Porto Alegre, num trabalho da construção do futuro”, afirmou. "Tudo isso faz parte da missão dos representantes das necessidades dos munícipes da nossa cidade”, finalizou Clênia.

Histórico

Criado em 1992, o PGQP tem por objetivo promover ações voltadas ao aprimoramento dos produtos e serviços da iniciativa privada e órgãos públicos e, conseqüentemente, da melhor qualidade de vida da população do Estado. Com o resultado do trabalho desenvolvido nos primeiros anos do Programa, em 1996, foi realizada a primeira edição do Prêmio Qualidade RS, onde só participavam organizações gaúchas. Com a expansão desta iniciativa, o prêmio passou a ser aberto aos interessados de outros estados. Em 1998, o Programa se tornou uma entidade comunitária denominada Associação Qualidade RS/PGQP, que atualmente é presidida pelo empresário Jorge Gerdau Johannpeter.

Com o sucesso da implantação do Programa, o Rio Grande do Sul passou a ser reconhecido em todo o país como o estado que mais avançou na disseminação dos conceitos e na aplicação permanente das técnicas e ferramentas de qualidade, melhorando os resultados das organizações gaúchas.

Vtor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Alessandra Obem (reg. prof. 6784)
Leonardo Oliveira (reg. prof. 12552)