Presidência

PGQP é apresentado aos funcionários da Casa

Para compartilhar informações da lógica e da dimensão do processo com os funcionários da Casa, a fim de que todos possam identificar espaços para participar do projeto, consultores do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP) apresentaram, na manhã desta sexta-feira (29/2), proposta de melhoria de gestão que está sendo implementado na Casa.

O presidente da Casa, vereador Sebastião Melo (PMDB), destacou boas decisões foram tomadas nos últimos 60 dias. "Vamos fazer uma profunda modificação na quota dos vereadores. A sociedade está exigindo de nós mais eficiência nos gastos públicos e, com a Câmara mais ágil, a cidade ganha", concluiu.

Porto Alegre é a primeira capital do país cujo Legislativo desenvolve uma proposta de qualidade de gestão. Entre seus vários aspectos, o programa prevê o aprimoramento dos serviços, representando economia de tempo; otimização de recursos e maior agilidade em processos gerenciais.

Histórico

Criado em 1992, o PGQP tem por objetivo promover ações voltadas ao aprimoramento dos produtos e serviços da iniciativa privada e órgãos públicos e, conseqüentemente, da melhor qualidade de vida da população do Estado. Com o resultado do trabalho desenvolvido nos primeiros anos do Programa, em 1996, foi realizada a primeira edição do Prêmio Qualidade RS, onde só participavam organizações gaúchas.

Com a expansão desta iniciativa, o prêmio passou a ser aberto aos interessados de outros estados. Em 1998, o Programa se tornou uma entidade comunitária denominada Associação Qualidade RS/PGQP, que atualmente é presidida pelo empresário Jorge Gerdau Johannpeter.

Com o sucesso da implantação do Programa, o Rio Grande do Sul passou a ser reconhecido em todo o país como o estado que mais avançou na disseminação dos conceitos e na aplicação permanente das técnicas e ferramentas de qualidade, melhorando os resultados das organizações gaúchas.

Assessoria de Imprensa CMPA