Presidência

Câmara de Porto Alegre será pioneira no País em qualidade de gestão

A Câmara Municipal de Porto Alegre assina nesta segunda-feira (11/2), termo de cooperação com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), tornando-se o primeiro Legislativo do País a desenvolver uma proposta de qualidade de gestão. A solenidade, que terá por local o Plenário Otávio Rocha, a partir das 11 horas, será antecedida por palestra de Jorge Gerdau Johannpeter, presidente do Conselho Superior do PGQP. O empresário falará sobre A importância da gestão para qualificação do serviço público.

O presidente da Câmara, vereador Sebastião Melo (PMDB), destaca que o PGQP será utilizado como ferramenta para modernizar a Casa. Entre seus vários aspectos, o programa prevê o aprimoramento dos serviços, representando economia de tempo; otimização de recursos e maior agilidade em processos gerenciais. “Isto vai significar avanço no controle de gastos, nos processos financeiros, de informação, de telefonia, de revisão de contratos, e de reestruturação", lembra o vereador. "Juntos, servidores do Legislativo e técnicos do PGQP, poderemos promover as melhorias necessárias na gestão”, observa ainda Melo.

Histórico

Criado em 1992, o PGQP tem por objetivo promover ações voltadas ao aprimoramento dos produtos e serviços da iniciativa privada e órgãos públicos e, conseqüentemente, da melhor qualidade de vida da população do Estado. Com o resultado do trabalho desenvolvido nos primeiros anos do Programa, em 1996, foi realizada a primeira edição do Prêmio Qualidade RS, onde só participavam organizações gaúchas. Com a expansão desta iniciativa, o prêmio passou a ser aberto aos interessados de outros estados. Em 1998, o Programa se tornou uma entidade comunitária denominada Associação Qualidade RS/PGQP, que atualmente é presidida pelo empresário Jorge Gerdau Johannpeter.

Com o sucesso da implantação do Programa, o Rio Grande do Sul passou a ser reconhecido em todo o país como o estado que mais avançou na disseminação dos conceitos e na aplicação permanente das técnicas e ferramentas de qualidade, melhorando os resultados das organizações gaúchas.

Vtor Bley de Moraes (reg. prof. 5495)
Alessandra Obem (reg. prof. 6784)