Câmara celebra 137 anos de fundação da Carris
A Câmara Municipal de Porto Alegre destinou parte do período de Comunicações da sessão desta segunda-feira (15/6) para celebrar os 137 anos da Companhia Carris Porto-Alegrense, que serão comemorados no dia 19 de junho. Proposta pelo vereador João Pancinha (PMDB), a homenagem foi realizada no Plenário Otávio Rocha com a presença do presidente da Carris, Antônio Lorenzi, e de diretores, gerentes e funcionários da empresa.
Durante a homenagem, o presidente da Câmara, Sebastião Melo (PMDB), anunciou a assinatura de protocolo entre o Legislativo e a Carris para proporcionar transporte aos estudantes da rede pública de ensino que quiserem visitar a Casa. Melo lembrou que muitas escolas agendam participação nos projetos educativos oferecidos pelo Memorial da Câmara, mas acabam desistindo por falta de condições de pagar transporte para os alunos. O presidente previu que, até segunda-feira, as Procuradorias da Câmara e da Carris deverão ter redigido o protocolo a ser assinado.
Aniversário
Ao saudar a Carris, Pancinha lembrou que a companhia é considerada a melhor e mais antiga empresa pública de transporte coletivo do país. "Não é fácil chegar aos 137 anos; requer dinamismo, seriedade e muito trabalho", disse. O vereador citou diversos números para comprovar a eficiência da institução. Segundo ele, a empresa opera com 27 linhas e 339 veículos - dos quais 141 com ar-condicionado, 247 com câmbio automático e 134 com acesso para cadeirantes -, transportando 270 mil pessoas e rodando 169 mil quilômetros diariamente. Também destacou a preocupação social e ambiental da Carris e as diversas parcerias firmadas. Entre essas iniciativas, citou o serviço de notícias online firmado com a Ativa. "Que a Carris continue assim, com dinamismo, seriedade e competência para melhor servir aos porto-alegrenses", finalizou.
Antônio Lorenzi definiu a Carris como uma empresa que dignifica o serviço público e faz com que a Capital sirva de exemplo para muitas outras iniciativas de transporte coletivo. "Manter a empresa como pública é uma das demonstrações da vocação de Porto Alegre para a democracia", disse. O presidente da Carris garantiu que o grande objetivo da Carris é servir com qualidade e buscar melhorias permanentemente. Exemplo disso, na sua opinião, é o sucesso da linha T11 - a última a ser criada -, que tem transportado 18.500 pessoas por dia, entre a Zona Sul e o aeroporto. Lorenzi também agradeceu a todos os gestores públicos que, ao longo de 137 anos, ajudaram a construir a história da Carris.
Além de Pancinha e Melo, saudaram a Carris os vereadores João Antonio Dib (PP), Ervino Besson (PDT), Airto Ferronato (PSB), Nelcir Tessaro (PTB), José Ismael Heinen (DEM), Maristela Maffei (PcdoB) e Aldacir Oliboni (PT). Também compuseram a Mesa da homenagem os diretores da Carris Régis Leal (Administrativo Financeiro) e Hélio Flores Mendes (Técnico).
Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)