Câmara celebra 50 anos de regulamentação da profissão de bibliotecário
A Câmara Municipal de Porto Alegre celebrou no final da tarde desta sexta-feira (2/10), no Plenário Otávio Rocha, sessão solene em homenagem ao Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região do Brasil (CRB 10). O evento, que também celebra os 50 anos de regulamentação da profissão de bibliotecário, foi proposto pela vereadora Fernanda Melchionna (PSOL) e presidido pelo vereador Professor Alex Fraga (PSOL).
Fraga enfatizou que valoriza muito essa profissão. Atualmente as relações estão cada vez mais virtuais, por isso, penso que o livro tem potencial efetivo para a construção de uma sociedade mais justa e mais humana e, nesse contexto, os bibliotecários são agentes de transformações sociais, disse.
Graduada em Biblioteconomia, a vereadora Fernanda Melchiona declarou que os 50 anos da profissão são uma conquista, muita embora esse ofício seja milenar. Sou natural de Alegrete, costumava frequentar a biblioteca pública daquele município e isso mudou a minha vida, acabei prestando vestibular e me formei como biblioteconomista, contou.
Melchiona lembrou algumas das experiências que teve, como a de poder contar histórias para crianças internadas no Hospital de Clinicas. A leitura faz muita diferença para pessoas que fazem tratamento de saúde, mas também aprendi que não tem idade para nos tornamos leitores e apreciarmos a leitura, disse, ao citar o escritor Luiz Borges: "Eu sempre imaginei o paraíso como uma grande biblioteca".
A vereadora concluiu destacando sua luta para que ocorra a liberação dos recursos previstos em 2015 para a valorização das bibliotecas escolares destinadas ao Plano Municipal do Livro e da Leitura (PMLL) na Capital. Seguimos com a convicção de que podemos transformar Porto Alegre em uma cidade mais leitora e que a literatura ajude no empoderamento popular, finalizou.
Conselhos
Regina Celí de Souza, presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, afirmou que no dia 30 de julho de 1962, com a promulgação da lei que dispõe sobre a profissão e regula seu exercício, foi plantada uma semente que floresce até hoje. Reverenciamos o passado, com olhos no futuro e a certeza de nossa inserção no desenvolvimento da sociedade brasileira com informação, cultura e conhecimento, uma sociedade transformadora e inclusiva, disse.
O presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da 10º Região do Brasil, Alexsander Ribeiro, enfatizou que muitas pessoas fizeram parte dessa historia. Este é um dia de muita alegria porque sabemos da importância do nosso trabalho e percebemos o reconhecimento em muitas pessoas. Se hoje completamos 50 anos de regulamentação, é porque a sociedade entendeu nossa relevância, outras profissões foram extintas e nós seguimos aqui, finalizou.
Entre as autoridades que prestigiaram a solenidade estavam o secretário municipal de Cultura, Roque Jacoby, representando o prefeito José Fortunati; a diretora da Biblioteca Pública do RS, Morgana Marcon, representando o governo do Estado do RS; o deputado federal José Stédile; o representante do Tribunal de Contas do RS, Elieser Marques, e o representante da OAB-RS, Rodrigo Prestes.
Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)