Câmara concede comenda Porto do Sol ao professor Paulo Monteiro Freitas
A Câmara Municipal de Porto Alegre realizou na noite desta sexta-feira (29/4), sessão solene de outorga da comenda Porto do Sol ao professor Paulo Monteiro Freitas. Presidida pelo vereador Reginaldo Pujol (DEM), a homenagem foi proposta pelo vereador Nereu D´Avila (PDT), que em seu discurso destacou o vasto currículo de Freitas, bem como sua contribuição na área da odontologia junto à comunidade gaúcha e também representando o Brasil em atividades internacionais.
Muitos aqui presentes participaram direta ou indiretamente do trabalho comunitário desenvolvido por Freitas. Ele é uma pessoa que sempre soube viver em compartilhamento com seus pares, e como a Câmara Municipal é o tambor de tudo que acontece em nossa cidade, fiquei surpreso ao saber que uma figura dessa ordem ainda não tinha recebido essa distinção, contou Nereu.
O vereador ainda citou o filósofo médium Leon Deni para ilustrar a grandeza do trabalho do homenageado. Em certa ocasião, Deni se questionou sobre onde estava a grandeza dos homens, e respondeu a si mesmo: ela está nos atos que praticam, nas ideias que difundem e nos sentimentos que comunicam. São esses atributos que transformaram Freitas em uma pessoa que merece o reconhecimento desta capital, disse, ao enfatizar que cada um tem que cumprir a sua missão e que o dentista e professor cumpriu a sua com excelência.
Paulo Monteiro Freitas agradeceu a homenagem e afirmou que existem momentos na vida que o desejo é de que o tempo pare para que se possa desfrutar melhor. Hoje é, sem dúvida, uma das noites mais felizes de minha vida, pois receber essa comenda é para mim uma grande honra. Eu tenho orgulho de dizer que vivi a vida de forma honesta e profunda, seguindo os ensinamentos do meu pai e trabalhando com muita luta, fé, amor e dedicação, exclamou.
Ao compartilhar a homenagem com a esposa, Ema Freitas, que segundo ele é e sempre foi sua estrela guia, Freitas também lembrou os amigos. Digo meu muito obrigado a todos os amigos que me ajudaram na caminhada da vida, muitos deles hoje aqui presentes. O tempo passa levando junto a vida e é um privilégio ser reconhecido e fazer parte da história de Porto Alegre, concluiu.
No encerramento as sessão o vereador Reginaldo Pujol disse estar muito alegre e satisfeito por presidir os trabalhos nesta noite. A Comenda Porto do Sol é uma das mais qualificadas homenagens que esta Casa presta. Freitas é um profissional que tem sido um dos melhores exemplos que a cidadania de Porto Alegre pode oferecer e hoje passará a integrar o hall dos cidadãos que contribuem para o bem estar e desenvolvimento de nossa cidade, finalizou.
Trajetória
Paulo Monteiro Freitas nasceu em Porto Alegre, em 1935, e graduou-se pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1961. Foi secretário, tesoureiro e presidente do Diretório Acadêmico Othon Santos e Silva da Odontologia da Ufrgs. Ingressou, em 1962, na Faculdade de Odontologia da Ufrgs como Instrutor de Ensino Superior. Em 1966, após prestação de prova de habilitação, passou a Assistente de Ensino Superior Efetivo. Tendo em vista a Reforma Universitária, em 1979, passou a ser Professor de Microbiologia do Instituto de Biociências da Ufrgs, onde foi regente da disciplina Bio612, de 1975 a 1985, e aposentou-se em 1989.
Texto: Lisie Venegas (reg. prof. 13.688)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)